Voltar

Unimed Pato Branco cria Canal de Denúncias

Unimed Pato Branco cria Canal de Denúncias

Unimed Pato Branco cria Canal de Denúncias

22 Fevereiro 2021

Integrando os pilares essenciais do Programa de Integridade e Compliance, a Unimed Pato Branco está implantando o canal de denúncia e  consolida assim, um importante passo para a cultura da integridade da Cooperativa.


O canal de denúncias, segundo a analista de compliance Angeli Rossi Chaves, é uma estrutura de comunicação e gestão segura e independente, que poderá ser usada pelos públicos de relacionamento da Unimed Pato Branco, para apontar irregularidades e comportamentos contrários à legislação, às políticas e normas internas, ao Código de Conduta e aos valores organizacionais, nas operações da Cooperativa.  


O canal poderá ser usado por todos os públicos de relacionamento da Unimed Pato Branco, incluindo dirigentes, conselheiros, cooperados, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, terceirizados, administração pública e demais interessados.


Dentre as situações que poderão levar ao uso do canal de denúncias estão: identificação de fraudes, corrupção, conflito de interesse, assédio moral, assédio sexual, abuso de poder, entre outros.


O recebimento das denúncias será realizado por uma empresa externa, a Legal Ética, de São Paulo, que encaminhará as denúncias ao Comitê de Ética da Unimed Pato Branco e à Comissão de Ato Cooperativo. 


As denúncias recebidas serão investigadas pelo Comitê de Ética da Unimed Pato Branco, quando envolver colaboradores, e pela Comissão de Ato Cooperativa, quando envolver cooperados. Os comitês serão regidos por regimento interno próprio, contendo as suas responsabilidades, competências e atribuições, a fim de que todos os destinatários tomem conhecimento dos procedimentos estabelecidos, assim como de seus direitos e obrigações.


As tratativas de investigação serão realizadas pelos comitês, que após a conclusão, encaminharão o relatório final, com a recomendação das medidas cabíveis, quando for o caso, à Diretoria Executiva e Conselho de Administração, para decisão. 


Como serão feitas as denúncias


As denúncias poderão ser realizadas por e-mail, telefone 0800 ou no próprio site da empresa externa Legal Ética. O canal entrará em funcionamento após o treinamento, que será realizado com os colaboradores, previsto para o dia 09 de março, e os endereços de acesso serão divulgados neste dia. Também estão sendo planejadas ações de divulgação e sensibilização do canal com os demais públicos de relacionamento, como cooperados, beneficiários e fornecedores, para os próximos dias.


As denúncias poderão ser realizadas de forma anônima ou identificada, caso seja a opção do denunciante. 

 

O canal poderá ser usado por todos os públicos de relacionamento da Unimed Pato Branco, dirigentes, conselheiros, cooperados, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, terceirizados, administração pública e demais interessados