Voltar

Unimed Pato Branco cria seu próprio Código de Conduta

Unimed Pato Branco cria seu próprio Código de Conduta

Unimed Pato Branco cria seu próprio Código de Conduta

22 Fevereiro 2021

Com a finalidade de alinhar, com seu público de relacionamento, a postura a ser adotada diante das mais diversas situações, relacionadas às atividades exercidas na Cooperativa, a Unimed Pato Branco criou o seu próprio Código de Conduta. 


Elaborado pelos colaboradores participantes do Programa de  Compliance do Cooperativismo, promovido pelo Sescoop/PR em 2020 e sob a coordenação das áreas de Assessoria Jurídica e Regulamentar e Gestão de Pessoas, o documento passou pela análise e aprovação da Diretoria Executiva e Conselho de Administração.


De acordo com a analista de compliance, Angeli Rossi Chaves, o Código de Conduta é um norteador das condutas profissional e pessoal, a serem seguidas pelos públicos de relacionamento da Unimed Pato Branco, que inclui: dirigentes, conselheiros, cooperados, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, terceirizados, administração pública e demais interessados. 


“A cultura de integridade e compliance é essencial para as organizações que buscam ser bem-sucedidas a longo prazo, exigindo de todos os seus agentes a adoção de posturas íntegras que devem fazer parte do dia a dia, considerando também as expectativas dos públicos de relacionamento, com vista ao alcance da perenidade e sustentabilidade do negócio”, explicou.


Com este objetivo, a Unimed Pato Branco está implementando o seu Programa de Integridade e Compliance, do qual o Código de Conduta é um dos pilares essenciais e um importante passo para a consolidação da cultura da integridade da Cooperativa.


Até então, a Unimed Pato Branco não possuía um código de conduta próprio. Utilizava-se do Código de Conduta do Sistema Unimed para nortear suas condutas. No entanto, com a implementação do Programa de Integridade e Compliance identificou-se a necessidade de se ter um código próprio, totalmente aderente à cultura, valores, políticas e normas internas da Cooperativa.


Desta forma, é fundamental que o público relacionado à Unimed Pato Branco incorpore na sua rotina de relacionamento com a Cooperativa, as orientações presentes no documento. 


“A partir do momento em que se toma conhecimento deste documento, ele passa a ser de responsabilidade individual e violar este Código e suas políticas internas decorrentes poderá não apenas acarretar consequências jurídicas, como também comprometer a reputação da Unimed Pato Branco”, alertou Angeli.


O Código de Conduta da Unimed Pato Branco ficará disponível para consulta no site www.unimed.coop.br/patobranco e no sistema Qualyteam, após o treinamento, previsto para o mês de março, para todos os colaboradores. A capacitação será conduzida pela equipe da Assessoria Jurídica da Cooperativa, em datas a serem confirmadas.


Também estão sendo planejadas ações de divulgação e sensibilização do novo Código de Conduta para outros públicos de relacionamento da Unimed, como cooperados, beneficiários e fornecedores.

 

Até então, a Unimed Pato Branco não possuía um código de conduta próprio. Utilizava-se do Código de Conduta do Sistema Unimed para nortear suas condutas.