Voltar

Unimed Pato Branco realiza terceira edição da Oficina Mamãe Chef

Unimed Pato Branco realiza terceira edição da Oficina Mamãe Chef

Unimed Pato Branco realiza terceira edição da Oficina Mamãe Chef

10 Julho 2019

Nos dias 24 e 26 de junho, a Unimed Pato Branco realizou a terceira edição da Oficina Mamãe Chefe, um projeto iniciado em abril deste ano, com a finalidade de auxiliar os pais na alimentação dos filhos, levando orientações sobre introdução alimentar, desde os seis meses aos dois anos de idade. 
Neste terceiro encontro, participaram 21 beneficiários, entre pais, avós e bebês com idades entre 5 e 10 meses. Além da nutricionista Karise Brasil, da psicóloga Tuani Savaris e a fonoaudióloga Pamela Trindade, integrantes da equipe multiprofissional do Centro de Atenção à Saúde - CAS. 
A psicóloga Tuani Savaris iniciou a palestra abordando o tema “Psicossexualidade Infantil”. Já a fonoaudióloga, Pamela Trindade, falou sobre o tema “Comer para Falar”, e abordou assuntos referentes ao desenvolvimento e avaliação das funções orais. Para os quais trouxe utensílios de introdução alimentar como: copos, alimentadores, pratos para fazer demonstração, assim como sugestão de mordedores e modelos de chupetas e mamadeira, para realizar esclarecimentos sobre o impacto desses objetos na alimentação complementar. 
A última palestra da noite foi com a nutricionista Karise Brasil. Ela falou sobre o que o bebê espera dos pais e vice-versa, alimentos permitidos e proibidos, o impacto dos alimentos alergênicos e quando oferecê-los, além das técnicas de introdução alimentar e como os pais podem reconhecer os sinais de prontidão do bebê, ou seja, quando ele está pronto para comer, esclarecendo a importância do contato das mãos com o alimento e diversas texturas, para melhorar a aceitação alimentar. 
Karise passou várias sugestões de como montar um prato adequado nutricionalmente por idade, além da opção de cardápio para a evolução alimentar, e técnicas de interação com o bebê, para que ele aceite o contato com o alimento, de forma lúdica. Para finalizar, os participantes degustaram alguns pratos preparados pela equipe, como cookies do bebê, bolo mico, sagú com suco de uva natural, inhaminho de manga, gelatina de uva natural, chips de batata-doce e meia lua de abóbora cabotiá. Todos os pratos sem açúcar e sal, exatamente como deve ser oferecido ao bebê. 
Segundo a nutricionista, o projeto Oficina Mamãe Chefe tem ganhado cada vez mais a afeição dos beneficiários, tanto que nesta terceira edição foi necessário realizar o encontro em duas datas, para poder atender a demanda. “Tivemos a participação de pais e avós, isso contribuiu muito para a troca de experiência e aprendizado. As famílias estão a cada dia mais se conscientizando sobre a importância de uma alimentação saudável e adequada, desde o início da vida. Essa conscientização dos beneficiários, é nossa energia propulsora para avançar a cada dia mais com esse projeto”, destacou.

Confira o cronograma dos próximos encontros:

4° Turma - 26/08/2019
5° Turma - 28/10/2019
6° Turma - 09/12/2019

Terceira edição da Oficina reuniu pais, avós e bebês 

Ao final do encontro, beneficiários degustaram os pratos preparados pela equipe do CAS