Voltar

Saiba como escolher e armazenar as frutas

Saiba como escolher e armazenar as frutas

Elas são muito bem-vindas na dieta, mas além de consumi-las diariamente, também é preciso atenção na escolha das frutas e no seu armazenamento

Saiba como escolher e armazenar as frutas

8 Maio 2019

Frutas, legumes e verduras exercem papel fundamental na promoção e na manutenção da saúde, sendo essenciais para uma melhor qualidade de vida e prevenção de doenças como obesidade, pressão alta, diabetes e câncer. E os brasileiros são beneficiados quando o assunto é a grande variedade de frutas produzidas no País ao longo de todo o ano. Mas, para incluí-las no prato, é importante escolher frutas de boa qualidade, aproveitar os alimentos da safra e saber armazená-los.

Quer saber como fazer isso de maneira eficiente? O livro Na cozinha com as frutas, legumes e verduras, lançado no ano passado pelo Ministério da Saúde, em parceria coma Universidade Federal de Minas Gerais, traz informações sobre vários alimentos brasileiros e sobre como diversificar o seu consumo no dia a dia.

Com base nesse guia, selecionamos algumas frutas que você pode encontrar em abundância em feiras, sacolões e supermercados por preços mais baixos, e também indicamos a melhor maneira de armazená-las. Confira:

 

Abacate
Dê preferência à fruta mais firme na hora da compra. O abacate maduro deve ser conservado na geladeira e dura de quatro a sete dias. Depois de aberto, deve ser consumido rapidamente.

Abacaxi
Tem aroma doce e estrutura sólida e firme. Se a coroa for mais compacta em relação ao tamanho da fruta, indica que está bem desenvolvida. Puxe as folhas e, se soltarem com facilidade, o abacaxi está maduro. Depois de descascado, mantenha na geladeira em recipiente fechado por até três dias. Pode ser congelado.

Banana
Manchas marrons indicam que estão macias. Se estiverem inteiramente escuras, estão maduras demais para comer, mas podem servir de recheio para bolos, tortas e doces. A dica para a banana verde é deixar que amadureça em temperatura ambiente e mantê-la em lugar fresco. Não leve-a para a geladeira e nem ao congelador.

Goiaba
Escolha a fruta com tamanho uniforme, que esteja madura e firme, sem sinais de machucados. Pode ser conservada na geladeira por dois a quatro dias.

Laranja
Prefira a fruta com casca brilhante e lisa. Ela deve parecer pesada para seu tamanho e ter aroma agradável. Evite laranjas secas, mofadas ou com marcas marrons. Conserve na geladeira por até duas semanas e use antes que a casca murche.

 

 

Maçã
Escolha a fruta sem machucados, com a casca firme e sem rugas. Pode ser guardada em sacos plásticos na geladeira por várias semanas.

Mamão
Opte pelo mamão pesado, de casca lisa e sem nenhum furo ou rachadura. Guarde-o levemente verde em temperatura ambiente, até amadurecer. Quando maduro, guarde na geladeira, em saco de papel fechado.

Manga
Escolha a que ceda um pouco quando pressionada delicadamente. Evite a fruta murcha, machucada ou manchada. Se estiver verde, deixe amadurecer em local aquecido ou num saco de papel. Depois de madura, armazene na geladeira, mas consuma assim que possível, ou congele em fatias.

Melancia
A fruta deve ser firme, pesada e com cor uniforme. O lado em que a fruta ficou apoiada deve ser amarela, não branca ou verde. Inteira, pode ser armazenada em local fresco por duas semanas. Fatiada, envolva em filme plástico transparente e leve à geladeira por até dois dias.

 

Quer saber como aproveitar melhor os alimentos e o que fazer para evitar a perda? Confira a cartilha Evitando o desperdício de alimentos


Texto: Fabiana Gonçalves | Edição: Thaís Guimarães de Lima | Design: Alex Mendes e Fernanda Assato

Fonte: Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (4 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em