Responsabilidade Social - a Unimed trabalhando por uma vida melhor

Responsabilidade Social - a Unimed trabalhando por uma vida melhor

 

Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente, através de um conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações. Ações estas tomadas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e governo. Criando e ou aperfeiçoando programas sociais, trazendo benefício mútuo entre a cooperativa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, clientes e comunidades.

 

Selo de Governança e Sustentabilidade

A Unimed Patos de Minas conquistou o Selo Prata de Governança e Sustentabilidade – Edição 2016, concedido pela Unimed do Brasil.

O processo de certificação do Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade, conferido pela Unimed do Brasil, tem como objetivo principal, estimular o Sistema Unimed à prática da Governança Cooperativa e à gestão para a Sustentabilidade como um diferencial.

Além da adesão às boas práticas de Governança e da busca pelo equilíbrio entre os pilares social, ambiental e econômico, a certificação também proporciona:

  • Antecedência às regulamentações do setor da saúde complementar
  • Alinhamento às melhores práticas de gestão do mercado
  • Conhecimento e reconhecimento de boas práticas dentro do Sistema Unimed
  • Disseminação e fortalecimento de um modelo de Governança Cooperativa pautado na ética e na transparência
  • Integração do Sistema Unimed
  • Fortalecimento da marca Unimed

O Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade é subsidiado pelo Fundo Institucional Unimed - FIU, sem atribuição monetária para participação, portanto sem ônus às cooperativas participantes. Contudo, as Unimeds contribuintes do FIU devem estar adimplentes para receber a certificação

 


Programas Sociais

A responsabilidade social está presente nas ações da cooperativa, interagindo com cooperados, clientes, colaboradores e comunidade, na realização de campanhas e eventos educativos, de sustentabilidade, saúde e qualidade de vida.

Projetos desenvolvidos

Dia C - Dia de Cooperar

O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa das cooperativas brasileiras, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha ocorre. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB no estado.

O objetivo do Dia C é sensibilizar, mobilizar e convergir esforços, junto às Cooperativas, para promover e intensificar as ações voluntárias dos cooperados e empregados das cooperativas, fortalecendo o seu potencial transformador de realidades e tornando essas iniciativas numa prática continuada do Sistema cooperativista brasileiro.

São ofertados à comunidade atendimentos e serviços voluntários, além de atividades com temas ligados a cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer etc. Assim, mostrando à comunidade cooperativista e demais setores da sociedade, o potencial de atuação das cooperativas no campo da Responsabilidade Social.

A Unimed Patos de Minas, junto com a Coopatos, Sicoob Credicopa e Suinco realizaram sua ação no dia 25/06/2017 no parque do Mocambo de 09:00 as 13:00 horas contando com o apoio da Unipam, Ocemg, Prefeitura Municipal e NTV.

Foi oferecido a população pela Unimed: Verificação de pressão arterial, glicemia, calculo do IMC e pintura facial para as centenas de crianças participantes.

 

 

Natal Solidário

Campanha de doação voluntária realizada com cooperados, clientes e colaboradores cujos alimentos arrecadados são distribuídos às entidades assistenciais de Patos de Minas, como forma de proporcionar à comunidade carente uma mesa mais farta nas comemorações natalinas. Data de realização: dezembro.


Adoção das Cartinhas do Papai Noel

Os colaboradores bem como diretores e cooperados, são incentivados a adotarem cartinhas que são disponibilizadas pelo Correio, a fim de trazer alegria a uma criança, renovando a fé e a esperança de todos em um mundo melhor. Data de realização: dezembro.


Campanhas de Doação de Sangue e Cadastro de Medula

Os colaboradores bem como diretores e cooperados, são incentivados a doação de sangue e efetuar o cadastro de medula.

Mais do que palavras, as ações começam dentro de nós e são elas que fazem o ser humano ter mais uma chance. Seja essa chance que o próximo necessita, seja um doador de sangue. Doar sangue é mais do que ajudar, é simplesmente doar uma vida a uma pessoa que precisa.

 

 


Unimed Patos de Minas