Homenagem Póstuma - Humberto Banal Batista da Silva

Homenagem Póstuma - Humberto Banal Batista da Silva

22 Fevereiro 2019

Com imenso pesar, a Unimed Petrópolis comunica o falecimento do médico Humberto Banal Batista da Silva, terceiro presidente da cooperativa fundada em 28 de fevereiro de 1972. Cardiologista com grande prestígio na cidade, Humberto Banal deixou um legado de grande relevância e atuação dentro do Sistema Cooperativista a nível Nacional. Ele faleceu aos 72 anos e foi cremado no domingo dia 17 de fevereiro. A Unimed Petrópolis decreta luto de 1 semana pela perda irreparável.

 

Natural de Petrópolis (RJ), Humberto Banal se formou em medicina pela tradicional Faculdade de Medicina de Petrópolis FMP/Fase, especializando-se em Cardiologia na Escola Médica de Pós-Graduação Carlos Chagas. Também se especializou em Terapia Intensiva, no Hospital do Andaraí, no Rio de Janeiro.

 

Foi fundador do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Santa Teresa de Petrópolis e Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.  Ainda em Petrópolis, Humberto Banal foi fundador do CICARPE – Centro de Investigações Cardiológicas de Petrópolis em 1979.

 

Cardiologista de grande renome em Petrópolis, Humberto Banal foi um visionário, que sonhou, acreditou, trabalhou e conseguiu projetar a valorização do médico cooperado a nível nacional através da sua atuação no Sistema Unimed.

 

Médico do Ministério da Saúde, ingressou como cooperado na Unimed Petrópolis em 1975, na qual, tempos depois, fez parte do Conselho Fiscal. Chegou ao cargo de presidente desta singular em 1989, posição que ocupou por oito anos, período em que foi adquirido o Hospital Unimed.

 

Médico entusiasta pelo sistema cooperativista, foi um dos fundadores da Unicred Petrópolis em 1989 se tornando Diretor financeiro da cooperativa no ano de 2005 a 2009. Em 1995 acompanhando a dificuldade de clientes para adquirir medicamentos, sugeriu ao Conselho de Administração a implantação da Usimed em Petrópolis e com visão pioneira, trouxe para o município I Encontro Nacional de Hospitais Unimed e I Fórum do Hospital Unimed Petrópolis nos anos 90.

 

Humberto Banal foi vice-presidente da Federação das Unimeds do Rio de Janeiro de 1993 a 1997. Entre 1995 e 1997 presidiu simultaneamente a Unimed, a Unicred e a Usimed Petrópolis. Foi diretor financeiro da Unimed do Brasil na última gestão de Edmundo Castilho entre 1997 e 2001 e presidente da Unimed Participações – controladora da Unimed Seguros no ano de 1999. ¿

  
Deixou seu nome marcado na história da fundação da Unimed Marquês de Valença, pois durante o seu mandato como vice-presidente da Unimed Federação Rio no ano de 1993, contribuiu para que a unidade funcionasse como seccional da Federação e mais à frente se tornou uma Singular da Unimed.

 

Por fim, escreveu seu nome na história do Sistema Unimed e da medicina brasileira.

Em nome da Unimed Petrópolis e de todo Sistema Unimed, só temos a agradecer ao Dr. Humberto Banal pelo muito que fez e por tudo o que nos ensinou. Descanse em paz, pois continuaremos cuidando de seu legado. 

 


Suelen de Oliveira

Fonte: Unimed Petrópolis