Voltar

Inclusão social: Equipe de Ouvidoria da Unimed Petrópolis conclui curso de Libras

Inclusão social: Equipe de Ouvidoria da Unimed Petrópolis conclui curso de Libras

Iniciativa permitirá atendimento especializado aos beneficiários com deficiência auditiva e de fala

Inclusão social: Equipe de Ouvidoria da Unimed Petrópolis conclui curso de Libras

Iniciativa permitirá atendimento especializado aos beneficiários com deficiência auditiva e de fala

23 Setembro 2021
 
 
 
Na data em que se celebra o Dia Internacional da Língua de Sinais, a Unimed Petrópolis comemora mais uma conquista. A equipe de Ouvidoria da cooperativa recebeu nesta quinta-feira (23) o certificado de realização do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pensando no acolhimento e inclusão social de beneficiários com deficiência auditiva e de fala, o setor pode, agora, oferecer um atendimento especializado.
 
“Um dia, li uma frase que dizia que o cliente fala e a ouvidoria escuta e me veio a reflexão sobre o cliente com deficiência auditiva. Por isso, esse curso de Libras é de grande importância. Se o cliente falar, escutamos. Se for em Libras, entendemos. Estamos aqui para acolher e incluir nossos beneficiários, humanizando o atendimento”, destaca a Ouvidora Ana Romeu.
 
A Libras foi reconhecida pela Lei nº 10.436 como meio legal de comunicação e expressão em 2002. Nessa linguagem, utiliza-se a ‘datilologia’ – representação simbólica das letras do alfabeto, soletradas com as mãos.  
 
“Estamos preparados para atender nossos clientes, seja por meio dos sinais, mímicas ou de outras táticas, de acordo com a necessidade de cada um. Nos esforçamos muito ao longo de três meses de curso e estamos comprometidos a oferecer um atendimento eficaz”, ressalta a Analista de Ouvidoria Pleno, Tainá das Graças.
 
 “Este projeto, nos deu a oportunidade de conhecermos e nos encantarmos pela língua de sinais. Foi uma experiência única e estamos ansiosos para podermos colocar em prática todo conteúdo que aprendemos!”, complementa o Analista de Ouvidoria Jr., Igor Marques.
 
O Jeito de Cuidar da Unimed Petrópolis
 
Considerada de Excelência pela Unimed do Brasil desde 2019,  a Ouvidoria da Unimed Petrópolis reforça o propósito da cooperativa através dessa iniciativa. O presidente da operadora, Rafael Gomes de Castro, destaca a importância da conquista.
 
“Precisamos escutar todos, precisamos ser inclusivos e a Unimed Petrópolis tem muito orgulho desse primeiro passo da Ouvidoria. Já solicitamos ao RH que estenda essa iniciativa para todas as áreas de contato com o cliente. O nosso objetivo não é apenas o de ofertar o melhor plano de saúde, mas estabelecer a melhor conexão, dentro do nosso propósito de cuidar do amor de alguém”, enfatiza o presidente da Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro.
 
Na foto: Ana Romeu com certificado (esquerda) / Igor e Tainá formando a palavra 'Amor' (direita).