Voltar

Dia Mundial do Doador de Sangue alerta para a importância da doação

Dia Mundial do Doador de Sangue alerta para a importância da doação

Dia Mundial do Doador de Sangue alerta para a importância da doação

Está sendo divulgado nos últimos dias que o estoque de sangue dos hemocentros está baixo. Em plena Copa no Brasil e com a chegada de milhares de visitantes ao Estado, as doações ficam ainda mais importantes.

Para doar, é preciso ter entre 18 e 69 anos de idade. Quem tem 16 e 17 anos, precisa da autorização dos pais ou responsáveis. O doador deve pesar mais de 50 kg e não ter tido hepatite depois dos 11 anos. Todo o material usado é descartável. Não há nenhum risco para o voluntário. O procedimento dura pouco tempo, entre cinco e 12 minutos e o sangue de um doador pode salvar até quatro vidas.

Para salvar vidas você vai precisar: documento com foto válido em todo o território nacional; fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação e não ingerir bebidas alcóolicas nas 12 horas anteriores.

Em Passo Fundo, as doações de sangue poder ser feitas no Hemocentro Regional de Passo Fundo. O SOS Emergência Unimed apoiou a ação social de doação de sangue realizada pela unidade móvel do Hemopasso na sede da empresa Forpasso Caminhões no dia 07/06.