Voltar

Documento de CPF pode ser obtido através da internet

Documento de CPF pode ser obtido através da internet

Documento de CPF pode ser obtido através da internet

A Secretaria da Receita Federal está disponibilizando através do endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br a inscrição dos contribuintes no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) gratuitamente.

O pedido de inscrição do CPF pela internet consiste no preenchimento de um formulário eletrônico especifico, com os seguintes dados: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome da mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.

Ao final da solicitação efetivada com sucesso, será gerado, automaticamente, o número de inscrição no CPF e o comprovante que deverá ser impresso. Em casos de inconsistência nos dados informados, o contribuinte será orientado a dirigir-se a uma unidade conveniada do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

O documento é necessário para fazer as declarações anuais do Imposto de Renda (IR), para abrir crediários, renovar passaporte, pedir empréstimos ou efetuar qualquer tipo de contrato bancário, além de participar de concurso público ou retirar prêmios de loterias. Qualquer pessoa pode solicitar a inscrição no CPF e não há idade mínima para a inscrição (recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos); é permitida a inscrição de brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior.

A Unimed Planalto Médio ressalta a importância na obtenção do CPF para os recém-nascidos, pois o mesmo é solicitado no momento da adesão ao plano de saúde. Segundo a Receita Federal, o número do CPF é único e definitivo. Caso o número seja esquecido, é importante localizá-lo em algum outro documento, cheque ou contrato.

 

Mais Informações:
Departamento Comercial - Unimed Planalto Médio
Fone: (54) 3314-7593
E-mail: comercial@unimedpf.com.br


Carolina Carvalho