Voltar

SOS - Atendimento pré-hospitalar de Urgência e Emergência 24 horas

SOS - Atendimento pré-hospitalar de Urgência e Emergência 24 horas

SOS - Atendimento pré-hospitalar de Urgência e Emergência 24 horas

21 Julho 2015

 

Os serviços compreendem o completo atendimento pré-hospitalar, no local do chamado, podendo estender-se até um estabelecimento hospitalar em situações desencadeadas por quadro clínico agudo, aferido por profissional, que impliquem risco de vida, nas seguintes áreas médicas: cardiológica (parada cardíaca, respiratória, infarto do miocárdio, crise hipertensiva, angina “pectoris”, arritmia, insuficiência cardíaca); pulmonar (insuficiência respiratória, crise asmática); cérebro-vascular; politraumatismos graves; perda de consciência; queimaduras graves; hemorragia intensa; acidente elétrico e intoxicações.

Para os serviços de atendimentos  previstos serão utilizados as unidades Móveis Terrestres Equipadas, medicamentos e materiais descartáveis.

 

Definição de atendimento de Urgência: situação de crise na saúde de forma imprevisível e aguda, sem risco iminente de vida, porém, com alterações dos parâmetros vitais que requeiram atendimento imediato.


Definição de atendimento de Emergência: situação de crise na saúde de forma imprevisível e aguda, com grave e iminente risco de vida.


Entende-se por Proteção 24 horas, a disponibilidade, ininterrupta, inclusive sábados, domingos e feriados.


Os serviços de urgência e emergência serão prestados somente dentro do perímetro urbano da cidade de Passo Fundo, definido pela Lei Municipal. Ficando expressamente excluído o atendimento fora desses limites.


Quando necessário, os serviços deverão ser acionados através do telefone nº 3317-1717 à Central de Atendimento do SOS UNIMED PLANALTO MÉDIO, que fará a regulação, por profissional habilitado e o encaminhamento do atendimento.

Estão excluídos do presente regulamento os seguintes serviços:


I. Atendimento que não seja de urgência ou emergência, avaliado pelo regulador-atendente da Unimed Planalto Médio.

 

II. Todo e qualquer tipo de serviço auxiliar de diagnose e terapia.

 

III. Transporte para realização de serviço auxiliar de diagnose e terapia, tais como: exames eletivos, sessões de radioterapia, quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia etc.

 

IV. Transporte de doadores de órgãos.

 

V. Atendimento e transporte em casos de dor de garganta, tosse, tonturas leves, diarreia e estados febris, exceto quando oriundos de outras causas que caracterizem urgência ou emergência médica.

 

VI. Atendimento e transporte decorrente de trabalho normal de parto, transporte para realização de quaisquer exames, atendimento à pacientes crônicos em tratamento continuado, distúrbios neurovegetativos, alcoolismo, drogadição, odontalgias, casos psiquiátricos e outras patologias que não se caracterizem como urgência ou emergência médica.

 

VII. Atendimento médico em casos de acidentes de trabalho, salvo o resgate e o transporte até o local credenciado, desde que seja caracterizado como atendimento de urgência ou emergência.

 

VIII. Todo e qualquer tipo de reembolso de despesas a profissionais que não façam parte da equipe SOS Unimed Planalto Médio.


IX. Atendimentos e transportes fora do perímetro urbano da cidade de Passo Fundo.

 

X. Situação de óbito devidamente constatado pela equipe SOS Unimed Planalto Médio quando da chegada ao local do fato.