Voltar

O impacto do uso do celular na saúde foi tema de palestra

18 Outubro 2018

Integrando a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho - SIPAT 2018 da empresa Tuper a Unimed Planalto Norte participou no dia 16/10/2018, proporcionando a palestra “Celular e saúde” com Robson Mello, psicólogo e psicanalista.

Qual a importância desse objeto para você?

Ele destaca que alguns dão um valor gigantesco ao aparelho e outros nem tanto. É visível a sua contribuição para a comunicação, no dia a dia das pessoas, tem muito a auxiliar e ajudar, porém utilizado com cautela, prudência e cuidado.

“Muitos transformam o celular como um universo paralelo, no qual é paralisado e não vê pessoas ao redor, esquece de fazer coisas importantes, afetando até a saúde mental. As diversas funções tecnológicas do aparelho refletem no campo das emoções, se transformando em um canal para tudo”, analisa.

Muitas empresas adotam uma política de uso do celular, e segundo ele, este apego pelo objeto é muito grave, refletindo em um dano emocional.“Antigamente pessoas matavam por um tênis, hoje matam por celular. As redes sociais e todo o conjunto nos paralisam e esquecemos do que está em nossa volta.Na infância e adolescência percebemos esse uso maior e essa contenção, que visa o caminho do afastamento, do olho no olho, do contato pessoal”, aponta.

 A palestra integrou o programa de Medicina Preventiva da Unimed Planalto Norte que desenvolve ações nas empresas contratantes,enaltecendo a importância de atividades de conscientização e a atenção à saúde, com o foco na melhora da qualidade de vida.