Voltar

Hospital promove campanha de higienização das mãos

Hospital promove campanha de higienização das mãos

Evento marcou o Dia Mundial de Higienização das Mãos e teve como objetivo reforçar a importância do tema no combate a infecções hospitalares

Hospital promove campanha de higienização das mãos

Evento marcou o Dia Mundial de Higienização das Mãos e teve como objetivo reforçar a importância do tema no combate a infecções hospitalares

17 Maio 2019

Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 16 milhões de pessoas morram no mundo em decorrência de infecções, número maior do que o de outras doenças infecciosas como AIDS, tuberculose e malária. Segundo relatório do Banco Mundial, Organização Mundial de Sáude (OMS) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2018, cerca de 7% dos pacientes em países de renda alta vão adquirir alguma infecção durante a internação hospitalar; este índice sobe para 10% em países pobres.

Estes números podem ser sensivelmente reduzidos com medidas básicas de higiene no ambiente hospitalar, como a correta higienização das mãos, uma medida tão importante que ganhou até um dia especial – 5 de maio - Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Na Unimed Poços, o Hospital aproveita esta data especial para reforçar junto à sua equipe multidisciplinar, direta ou indiretamente envolvidos com a assistência, a importância da correta higienização das mãos, por meio de campanha, coordenada pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Este ano, a campanha teve como tema Casino dos 5 M. De forma lúdica e prazerosa, o jogo destacou os cinco importantes momentos da higienização das mãos, preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): antes do contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após risco de exposição a fluídos corporais; após contato com paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.

Para Dircélia Maria da Cruz, auxiliar de Lavanderia, esta campanha é muito importante. “Participo todos os anos e sempre aprendo um pouco mais”, contou. “E este conhecimento eu pratico no meu dia a dia de trabalho e também em casa, incentivando a família a higienizar corretamente as mãos”.

Ilzamara Marques, técnica de Enfermagem do Centro Cirúrgico, também gostou muito da campanha. “Ela despertou ainda mais a nossa atenção para o tema e agregou novos conhecimentos”, avaliou.

“A nossa equipe possui um alto nível de conscientização em relação à higienização das mãos, que ainda é a medida mais efetiva, simples e segura de prevenir qualquer infecção hospitalar”, destacou o médico José Júlio Balducci, diretor de Recursos Próprios e do Hospital Unimed Poços. “Isto é visível e comprovado pelo nosso índice baixo e controlado de infecção, pois nenhum hospital consegue eliminar totalmente este risco”.

 

 


Ana Maria Luisi

Fonte: Unimed Poços