Voltar

Balanço socioambiental tem ótimos resultados

Balanço socioambiental tem ótimos resultados

Investimentos são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas)

Balanço socioambiental tem ótimos resultados

Investimentos são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas)

1º Setembro 2021

Desde que iniciou suas atividades há quase 30 anos – a serem completados em dezembro próximo – a Unimed Poços tem se destacado por sua responsabilidade econômica e socioambiental. Os exemplos são inúmeros e reforçam o comprometimento da Cooperativa com comportamentos éticos, transparentes e voltados para a sustentabilidade do negócio, a preservação ambiental, a redução das desigualdades e o desenvolvimento das comunidades onde atua.

“Nosso programa de responsabilidade socioambiental está fundamentado no sétimo princípio cooperativista – Interesse pela Comunidade – e é norteado pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas)”, destaca o médico Odilon Trefíglio Neto, presidente da Unimed Poços. “Ele contempla ações de promoção da saúde, do esporte e da cultura, além do apoio e incentivo ao voluntariado entre os nossos colaboradores e às cooperativas de reciclagem. Também investimos na coleta seletiva de lixo na Operadora e no Hospital e na implantação de novas tecnologias para reduzir o consumo de energia elétrica e de água”.

Na área social, a Unimed Poços oferece assistência médica às crianças atendidas por instituições beneficentes de Poços de Caldas – só em 2021 foram realizados 305 atendimentos, como consultas de urgência e emergência, pediátrica, psicologia e exames de laboratório e imagem. Este ano, a Cooperativa também está apoiando 12 projetos esportivos e seis culturais, por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e à Cultura, totalizando um investimento de R$ 241.165,00, sendo a maior apoiadora de projetos esportivos em 2021 – 33,4% dos aprovados pela secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Em julho, a Unimed Poços retornou com o Curso de Gestantes, de forma virtual, suspenso em 2020 devido à pandemia. Direcionado às beneficiárias e à comunidade, o Curso é realizado há 24 anos e já atendeu mais de quatro mil gestantes, a maioria acompanhada dos futuros papais. Também foi promovida campanha do agasalho, que arrecadou mais de 300 peças, doadas à Pastoral da Saúde da Igreja São Sebastião, para serem distribuídas às famílias carentes.

A exemplo de anos anteriores, em 2021, a Unimed Poços participou, pelo nono ano consecutivo, do Dia C – Dia de Cooperar – maior movimento de incentivo ao voluntariado do cooperativismo brasileiro. Voluntários da Unimed Poços promoveram ações para o retorno seguro de alunos da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, vizinha à sede da Cooperativa, às aulas. Foram realizados bate-papos, palestra e distribuição de kits com máscaras, squeeze e fôlderes para os mais de 600 alunos, além da doação de termômetro e dispensers de álcool gel.

 

Investimentos em ações ambientais

Empresa apoiadora das cooperativas de recicláveis, a Unimed Poços implantou no Hospital e na Operadora a coleta seletiva de resíduos recicláveis, comuns, de serviço de saúde, pilhas, baterias e lâmpadas. De janeiro a julho de 2021, foram coletados 86.971,15 quilos de materiais segregados – 76,04% dos resíduos. Foi também mantida a disponibilização do ponto de coleta de medicamentos vencidos e embalagens vazias, na Farmácia, que gerou 40,7 quilos de resíduos de medicamentos, entregues pela comunidade, e fechadas parcerias com as cooperativas Ação Reciclar e Coopersul, para prestação de serviços de coleta, gestão adequada e destinação final de resíduos, dentro do programa de desenvolvimento de fornecedores e cooperativas locais.

“Este ano iniciamos ainda o levantamento dos aspectos e impactos ambientais decorrentes dos serviços e identificamos a redução de aproximadamente 26% no consumo de energia com a implantação de novas tecnologias nos setores de lavanderia e diagnóstico por imagem”, concluiu o presidente. “Também estamos adotando práticas para redução de consumo de água e energia e implantando novas tecnologias para a redução do consumo de papel, como o aplicativo Safety4Me no Hospital, disponibilização online de cartilhas de orientação, o ‘Meu RH’, que reduziu a impressão de holerites, e o ‘Asc’, de solicitação de emissão de boletos, que teve a adesão de 55,83% dos nossos clientes”.


Ana Maria Vieira Luisi

Fonte: Unimed Poços