Voltar

Cooperado é homenageado pela Associação Médica mineira

Cooperado é homenageado pela Associação Médica mineira

Solenidade foi realizada em Belo Horizonte e fez parte das comemorações da Semana do Médico

Cooperado é homenageado pela Associação Médica mineira

Solenidade foi realizada em Belo Horizonte e fez parte das comemorações da Semana do Médico

24 Outubro 2018

O médico Adnei Pereira de Moraes, cooperado da Unimed Poços, foi um dos profissionais reconhecidos com o título Médico Mineiro em Destaque. A cerimônia de premiação foi realizada no auditório da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no dia 17 de outubro, e fez parte das comemorações da Semana do Médico. Adnei recebeu a placa comemorativa das mãos da presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Maria Inês de Miranda Lima; do presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais,  Fernando Luís de Mendonça, e da presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, promotores do evento.

“Sinto-me honrado e muito orgulhoso por receber esta importante homenagem da classe médica mineira”, destacou Adnei. “Tenho 45 anos dedicados à medicina e mais de 30 anos à saúde pública e este título reconhece o meu trabalho. Agradeço à Associação Médica de Poços de Caldas por ter indicado o meu nome e à Associação Médica, Conselho e Sindicato de Minas Gerais por terem acatado”.

Ao abrir o evento, a médica Maria Inês destacou que os homenageados representam cada médico do nosso Estado. “Pessoas que veem na profissão ideais maiores, de amor à vida e cuidado ao próximo. Apesar das constantes adversidades que surgem em nossos caminhos, conseguem, por meio do trabalho e muita dedicação, contribuir para o desenvolvimento de atividades científicas, muitas reconhecidas mundialmente, outras que fazem a diferença em suas comunidades”, disse.

 

Sobre Adnei Pereira de Moraes

Cooperado e um dos fundadores da Unimed Poços, Adnei nasceu em Machado, mas mudou-se para Poços de Caldas ainda criança. Formou-se em medicina pela Universidade de Brasília (UNB), em 1973, onde se especializou em Psiquiatria, e, posteriormente em Medicina do Trabalho, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em Poços de Caldas foi vereador, um dos idealizadores da Secretaria Municipal de Saúde e o primeiro secretário da pasta, tendo sido responsável pela implementação de uma Rede Municipal de Atenção Primária em Saúde, muito antes da criação do SUS.  Em 1985 foi eleito Prefeito Municipal de Poços, com 72% dos votos válidos - primeiro prefeito eleito na cidade após 20 anos do governo militar. Trabalhou ainda com o médico Carlos Mosconi no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social – INAMPS – e na Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde. Permaneceu 15 anos no Ministério da Saúde, onde ocupou diversos cargos. Atualmente, Adnei é servidor do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio e Alto Rio Pardo.

Casado com a médica Júlia Guimarães, eles têm três filhos: dois médicos e um jornalista, e quatro netos.

(Da esq. p/ dir.) Adnei com Maria Inês, presidente da Associação Médica de Minas Gerais; Fernando Luís, presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, e Cláudia Navarro, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais.


Ana Maria Luisi

Fonte: Unimed Poços