Voltar

Demitidos e Aposentados

Demitidos e Aposentados

Demitidos e Aposentados

                                                                                            UNIPC-ANS 076/16
 

 

Contratante,

 

Esta página é destinada às nossas empresas parceiras e visa dar transparência ao processo de atendimento às disposições da RN 279/11, da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, que trata da manutenção da condição de beneficiário de plano de saúde dos demitidos sem justa causa e aposentados, que denominamos como Inativos.

O atendimento a esta normativa é automático e compulsório e atinge os contratos coletivos empresariais com vínculo empregatício.

Existem 2 opções de sistema para atendimento e sua escolha é prerrogativa das empresas contratantes.

Vejamos:

A primeira opção é que a empresa mantenha seus ex-funcionários Inativos no mesmo plano dos funcionários Ativos, nas mesmas condições de cobertura assistencial (coparticipação, abrangência geográfica e acomodação), e com o mesmo valor da mensalidade. Nesta opção, o reajuste ocorre na mesma data base do contrato e no mesmo percentual para todos, tendo a sinistralidade (relação entre a mensalidade pura e a despesa assistencial) dos Inativos computada a este mesmo contrato.

A segunda opção é que a empresa contrate um plano exclusivo para seus ex-funcionários Inativos, nas mesmas condições de cobertura assistencial (coparticipação, abrangência geográfica e acomodação), mas com valor de mensalidade diferente. Nesta opção, o reajuste ocorrerá de forma unificada através de agrupamento em Pool, denominado Pool de Inativos. Assim, todos os beneficiários em gozo do direito de manutenção, independente à qual empresa esteja vinculado, serão analisados (sinistralidade) em conjunto e sofrerão o reajuste na mesma data, independente da data da adesão ao plano.

Para dar legitimidade ao processo, registramos em cartório a Ata de Constituição do Pool de Inativos, que está disponível para ciência nesta página.

Também disponibilizamos nesta página os documentos utilizados para a operacionalização deste atendimento e as explicações necessárias.

Oriente seus funcionários de que as informações e orientações a eles direcionadas estão disponíveis no site www.unimedpc.com.br, na janela “Beneficiário”, link “Área do Beneficiário”.

 

Cartilha ANS Aposentados e Demitidos Comunicado aos Demitidos e Aposentados
   

Nota de Esclarecimento às Contratantes

Termo de Adesão e Responsabilidade

Formulário para Comunicação de Aposentadoria sem Desligamento

 

 

 

 

Reajuste Pool de Inativos

 

 

A Unimed Poços de Caldas – Sociedade Cooperativa de Trabalho e Serviços Médicos, divulga o percentual calculado com base no agrupamento de contratos – Pool de Inativos, o período de aplicação e os contratos que receberão o reajuste, conforme segue:

 

Período de Aplicação do Reajuste do Agrupamento: Julho de 2016

 

* O percentual de reajuste a ser aplicado aos contratos agregados ao Pool de Inativos e sua base de cálculo constam de Nota Técnica Atuarial e estão disponíveis para consulta em nossa sede à Avenida Gentil Messias, 217 – Vila Cruz – Poços de Caldas - MG.

* A Ata de criação do Pool de Inativos, onde se encontram os períodos de verificação, análise e aplicação, está registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos, situado na Rua Paraíba, 245 – sala 4, Poços de Caldas – MG, Microfilme nº 251085.

 

Ata de Constituição do Pool de Inativos