Voltar

Dia C é comemorado com ações de Educação e Saúde

Dia C é comemorado com ações de Educação e Saúde

Foram promovidos bate-papos, palestra e distribuição de kits com máscaras, squeeze e fôlderes para os mais de 600 alunos, além da doação de termômetro e dispensers de álcool gel, visando colaborar para o retorno seguro dos alunos da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari

Dia C é comemorado com ações de Educação e Saúde

Foram promovidos bate-papos, palestra e distribuição de kits com máscaras, squeeze e fôlderes para os mais de 600 alunos, além da doação de termômetro e dispensers de álcool gel, visando colaborar para o retorno seguro dos alunos da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari

5 Agosto 2021

O Dia do Cooperativismo – Dia C – foi comemorado pela Unimed Poços com ações que focaram em Educação e Saúde. Na última semana de julho, profissionais do Hospital e do Programa Viver Bem promoveram palestras online para os pais, alunos e educadores da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, com o objetivo de orientá-los sobre o retorno seguro às aulas, e para os educadores com o tema Evocação de Valores, preparando-os para acolher os alunos. Também foi promovido um bate-papo presencial com professores e alunos, levando-se em consideração todos os protocolos de segurança, sobre medidas de prevenção de contágio da Covid na escola. A Unimed Poços ainda doou para a Escola 10 dispensers de álcool gel e termômetro digital infravermelho, e entregou, no dia 4 de agosto, kits com máscaras, squeeze e um guia de Segurança para o retorno às aulas presenciais. O Guia foi preparado pela diretoria e professoras da Escola, revisado pela Vigilância Epidemiológica e impresso pela Cooperativa, para os 650 alunos.

“Alinhamos a nossa ação aos princípios do cooperativismo e às ODS (Objetivos do Milênio) 3 e 4, que tratam da Boa Saúde e Bem-estar e Educação de Qualidade”, explicou a médica Tania Maran Magalhães, Diretora de Controle da Unimed Poços. “Acreditamos que a saúde e educação andam de mãos dadas, principalmente neste momento de retorno às aulas presenciais. E aproveitamos o Dia C para darmos o ponto de partida para um projeto mais amplo de parceria com esta escola, nossa vizinha, com foco no atendimento às necessidades da comunidade escolar nas áreas de educação e saúde”.

“A ação da Unimed Poços trouxe enormes ganhos para a nossa escola”, destacou Ana Maria Lobo, diretora da Escola. “As palestras foram importantes e tiveram uma grande participação dos alunos, pais e professores, num total de 3.250 pessoas.  Elas foram muito esclarecedoras, nos deixando mais seguros, pois tínhamos muitas dúvidas, alguns mitos, medos e incertezas para este retorno. Os materiais doados foram essenciais e acho que somos a única instituição pública de ensino neste momento que está recebendo os EPIs necessários para que os estudantes venham seguros para a escola, como máscaras, garrafinha e um guia para orientação de todos. Os dispensers e o termômetro repôs os que foram levados pelos ladrões, que entraram duas vezes na escola durante o período de recesso”.

 

Sobre o Dia C

O Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais em 2009, cujo foco principal é o incentivo ao voluntariado e aos impactos sociais transformadores nas comunidades. Desde 2015 acontece em todo o Brasil, confirmando o compromisso das cooperativas na busca por um país mais justo, com melhores oportunidades para todos.

As milhares de ações voluntárias realizadas, ano após ano, fazem do Dia C o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil. Os projetos idealizados por cada cooperativa são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e mostram a face humana do setor, que atua em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.

Bate-papo presencial com professores e alunos sobre medidas de prevenção de contágio da Covid na escola

A médica Tania Magalhães entrega kit para uma das alunas

Alunos, professores, diretoria da escola e voluntários da Unimed Poços durante ação do Dia C