Voltar

Hospital amplia investimentos na segurança dos seus pacientes

Hospital amplia investimentos na segurança dos seus pacientes

Hospital reforçou seus processos, criou novos fluxos e treinou sua equipe para garantir a proteção e segurança dos seus pacientes, colaboradores e cooperados contra o coronavírus

Hospital amplia investimentos na segurança dos seus pacientes

Hospital reforçou seus processos, criou novos fluxos e treinou sua equipe para garantir a proteção e segurança dos seus pacientes, colaboradores e cooperados contra o coronavírus

10 Junho 2020

Em tempos de pandemia, o medo de se dirigir a hospitais e prontos-socorros tem feito muitas pessoas  colocarem sua vida em risco. E algumas situações de saúde não podem esperar... Para garantir aos seus pacientes, assim como aos colaboradores e cooperados, segurança e proteção durante o atendimento e internação, o Hospital da Unimed Poços, desde o início da pandemia, tem investido no treinamento de sua equipe multidisciplinar e em muitas iniciativas, como o reforço de seus processos e criação de novos fluxos, coordenados pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia. “Desde que começaram a surgir os primeiros casos da covid-19, em meados de março, foram criados dois fluxos distintos no Pronto Atendimento, que garante a separação entre os pacientes com suspeita da síndrome gripal dos demais com outras enfermidades, com equipes distintas e muito bem treinadas, seguindo as normas mais rígidas de segurança”, explica o médico Eduardo Januzzi, coordenador do Pronto Atendimento. “Se o paciente com suspeita da covid-19 precisar ser internado, uma ala foi separada exclusivamente para atendê-lo, com equipe assistencial exclusiva e treinada para atuar na linha de frente”.

O programa de treinamento da Unimed Poços foi ampliado. Com base nos protocolos e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e hospitais de referência do país, foi desenvolvida uma série de treinamentos com foco na prevenção, criação de barreiras de segurança, uso correto de todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo como colocá-los e removê-los com segurança, e também para fortalecer o time emocionalmente, direcionados à equipe multidisciplinar. “Preparamos a nossa equipe para uma abordagem tranquila, com resposta rápida, com base em informações corretas e oficiais”, explica o médico José Júlio Balducci, diretor do Hospital.

Também foram elaborados vários documentos para alinhar os procedimentos, como medidas preventivas de controle de infecção relacionadas à covid-19 e de manejo clínico, para padronização do atendimento ao paciente com agilidade e qualidade.

O serviço de higienização foi reforçado, com produtos e EPIs que atendem às exigências legais e já eram utilizados pela Unimed Poços antes da pandemia. Também foram adotados novos controles de acesso à sede e ao hospital, como a obrigatoriedade do uso de máscara, desde  a entrada nas guaritas, e medição da temperatura, além do distanciamento social. As visitas às alas e à UTI foram restritas, entre outras ações.

“Um dos resultados dessas iniciativas foi o fato de não registrarmos  nenhum caso da covid-19 entre os nossos profissionais”, destaca o médico José Júlio Balducci, diretor do Hospital. “Tudo isso fortalece a segurança do nosso Hospital para atender a todos os pacientes, seja no Pronto Atendimento, na internação ou no Centro Cirúrgico”.

Acompanhe a Unimed Poços pelas redes sociais redes sociais - @unimedpocos (Facebook e Instagram).

Dois fluxos distintos no Pronto Atendimento separa os pacientes com suspeita da síndrome gripal dos demais com outras enfermidades, garantindo a segurança de todos


Ana Luisi

Fonte: Unimed Poços