Voltar

Hospital mantém classificação A na avaliação da Rede Sentinela

Hospital mantém classificação A na avaliação da Rede Sentinela

Hospital mantém classificação A na avaliação da Rede Sentinela

5 Março 2018

Monitoramento realizado pela Anvisa comprova a qualidade e a segurança no atendimento aos beneficiários

 

A cada ano, a Unimed Poços avança na ampliação da qualidade e da segurança no atendimento aos seus beneficiários. O exemplo mais recente foi o resultado do último monitoramento feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dos hospitais que integram a Rede Sentinela: o Hospital da Unimed Poços manteve sua classificação na categoria A, alcançando 36,61 dos 38 pontos disponíveis. Na última avaliação, o hospital obteve 34,60, portanto, um crescimento de dois pontos.

A Rede Sentinela de Hospitais foi criada pela Anvisa, em 2004, e funciona como observatório nos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, atuando em conjunto com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Os hospitais sentinela acompanham o desempenho e eficácia de medicamentos, equipamentos, artigos de uso médico, sangue e seus derivados, possíveis efeitos adversos detectados, prejudiciais à saúde dos pacientes e/ou dos profissionais, e notifica-os à Anvisa. Uma vez por ano, os hospitais sentinela são avaliados e recebem pontos de acordo com suas práticas de segurança do paciente, implantação de protocolos de segurança, notificações à Anvisa e participação em videoaulas da Rede Sentinela, entre outros itens.

“Estamos muito orgulhos com mais esta conquista”, destaca o médico José Júlio Balducci, diretor Técnico do Hospital da Unimed Poços. “No Brasil, apenas 241 hospitais integram a Rede Sentinela, e poucos são classificados na categoria A, sendo a maioria de grande porte e com certificados de excelência”.

Para alcançar este resultado, a Unimed Poços não tem medido esforços na capacitação de sua equipe e na adoção de processos de controle. O Hospital possui um Departamento de Gestão de Riscos atuante e um Núcleo de Segurança do Paciente, composto por nove subcomitês - assistencial, farmacovigilância, hemovigilância, nutricional, controle de infecção hospitalar, tecnovigilância, não conformidades administrativas, ocupacional e resíduos – e formado por uma equipe multidisciplinar, que atua 24 horas, além de um sistema de notificações informatizado, que permite aos colaboradores notificarem oportunidades de melhoria e eventos adversos, que servirão para nortear as ações de melhoria visando reduzir ou eliminar risco.

Referência em cuidar

Inaugurado em 2002, o Hospital da Unimed Poços está instalado em uma área construída de oito mil metros quadrados. É referência regional pela qualidade de atendimento ao beneficiário e possui uma estrutura completa para a realização de cirurgias de baixa, média e alta complexidade e internação clínica. O Hospital é certificado na ONA Plena, desde março de 2017.

Saiba mais sobre o Hospital Unimed Poços, clicando aqui!

 

 

 

 

 


Ana Maria Luisi

Fonte: Unimed Poços


  • autorizador online
  • extrato de contas
  • Reajuste Pool
  • Reajuste Pool de Inativos
  • mulher sentada na grama com tablet