Voltar

Implantado serviço exclusivo para gestantes e puérperas

Implantado serviço exclusivo para gestantes e puérperas

Programa de Saúde acompanha a gestante desde a confirmação da gravidez até o bebê completar um ano

Implantado serviço exclusivo para gestantes e puérperas

Programa de Saúde acompanha a gestante desde a confirmação da gravidez até o bebê completar um ano

27 Dezembro 2021

No dia 16 de dezembro encerrou-se mais um Curso de Gestante na Unimed Poços. Esta edição teve dois significados especiais, além de ter sido o primeiro realizado presencialmente após o início da pandemia, foi também o primeiro organizado pelo Programa de Saúde da Gestante e Puérpera, novo serviço do Espaço Viver Bem da Unimed Poços. O Programa, aberto a todas as beneficiárias, acompanha a gestante desde a confirmação da gravidez e depois do parto, até o bebê completar um ano de idade, atendendo com ações de promoção à saúde, prevenção e de tratamento de doenças/complicações, minimizando fatores de risco. “O nosso objetivo não é fazer o pré-natal, mas ser um apoio ao médico da gestante, acompanhando a gestante por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeira, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta”, explica Iara Pimenta de Castro, coordenadora do Viver Bem. “A exemplo dos outros grupos do Viver Bem, para definir o plano de acompanhamento, as gestantes são classificadas em três níveis de riscos: Nível 1, com acompanhamento por telefone e presencial a cada trimestre; Nivel 2, quando apresentam patologia controlada e são acompanhadas a cada dois meses, e Nível 3, com patologias como diabetes, pressão arterial elevada, asma etc., acompanhadas mensalmente. Também promovemos rodas de conversas com grupos de gestantes e puérperas abordando temas de acordo com suas necessidades”.

Além do apoio durante toda a gravidez, o Programa oferece suporte no hospital e/ou residência visando orientar sobre os primeiros cuidados com a gestante e o bebê, amamentação etc.; aplicação de lazer no caso de fissuras mamárias e encaminhamento a especialista no caso de depressão pós-parto. Os cuidados prosseguem durante o primeiro ano de vida do bebê, por meio do Projeto Unibaby.

Para ter acesso a todos os benefícios do Programa de Saúde da Gestante e Puérpera, a gestante deve ser beneficiária da Unimed Poços e ser encaminhada pelo seu médico obstetra ou fazer a inscrição diretamente no Viver Bem, pelo telefone 3729.3366.

 

Sobre o Curso de Gestante da Unimed Poços

O Curso de Gestante é realizado pelo Programa Viver Bem da Unimed Poços há 25 anos e é aberto à comunidade, tendo atendimento cerca de quatro mil gestantes, a maioria acompanhada pelos futuros papais. Ele é conduzido por médicos cooperados e profissionais da Cooperativa da Cooperativa. Durante os quatro dias do Curso, as participantes assistem palestras sobre Gravidez; parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação, nutrição na gestação, entre outros assuntos. No final, cada gestante recebeu uma linda bolsa de bebê.

Uma das palestras do Curso de Gestante da Unimed Poços

 

 


Ana Maria Vieira Luisi

Fonte: Unimed Poços