Voltar

Centro de Oncologia oferece tratamento humanizado

Centro de Oncologia oferece tratamento humanizado

Desde que foi inaugurado, em março deste ano, já foram implantadas várias iniciativas para ampliar o bem-estar e qualidade de vida aos pacientes e familiares

Centro de Oncologia oferece tratamento humanizado

Desde que foi inaugurado, em março deste ano, já foram implantadas várias iniciativas para ampliar o bem-estar e qualidade de vida aos pacientes e familiares

31 Julho 2019

Durante três dias – de 15 a 17 de julho – o Centro de Oncologia do Hospital da Unimed Poços ganhou uma decoração colorida e especial, com muitas bandeirinhas, para marcar a festa julina dos pacientes, familiares, enfermeiros, médicos e demais profissionais do setor. Não faltaram deliciosas comidas típicas, levadas pelos participantes, o tradicional quentão sem álcool e um animado bingo. Esta foi mais uma ação promovida pela equipe do Centro de Oncologia. “Já implantamos o toque de um sino pelo paciente e a realização de seu primeiro desejo após o término do tratamento”, conta Marlene Santos, gerente do Hospital. “São ações simples, porém muito significativas, que os ajudam a finalizar uma etapa difícil da vida. Os desejos são diversos, alguns pedem para ouvir uma música, outros para receber as pessoas queridas aqui, como familiares e amigos, e atendemos a todos”.

Segundo o médico José Júlio Balducci, diretor do Hospital Unimed Poços, este trabalho faz parte do objetivo da Cooperativa de garantir um atendimento de excelência aos seus beneficiários. “Temos procurado inovar, ouvindo e implantando sugestões dos  nossos colaboradores e dos próprios pacientes e seus familiares”, ressaltou o médico. “E as iniciativas têm surtido muitos efeitos positivos, tornando o ambiente hospitalar mais leve e o atendimento mais tranquilo, não só para os pacientes como para os acompanhantes”.

 

Impacto no tratamento

Quando o paciente encontra um ambiente alegre e de esperança, sentindo-se acolhido e bem cuidado, especialmente em um espaço de oncologia, vários benefícios são notados em seu tratamento. Também ajuda a fortalecer as famílias neste momento tão difícil. “O que estamos vendo aqui hoje, todos sorrindo, transforma o ambiente em um local receptivo, em que eles se sentem à vontade”, explica o médico José Maria Siqueira. “Estas ações aumentam a autoestima do paciente e, consequentemente, a imunidade, contribuindo para o sucesso do tratamento”.

Délcia Merli, que acompanha a mãe, d. Ana, no tratamento, concorda. “Estas ações são importantes para ampliar a convivência entre os pacientes e fazer com que eles esqueçam, pelo menos por um tempo, os problemas, a doença, a dor e o sofrimento que a oncologia traz”, destaca Délcia. “Na semana que antecedeu a festa, minha mãe só falava sobre o evento e o bolo que a minha irmã faria para ela trazer. Junte-se a isso, o carinho  da equipe do Centro de Oncologia, que ajuda muito também, motivando a pessoa a continuar com o tratamento”.

 

A festa julina é um dos eventos realizados pela equipe do Centro de Oncologia para os pacientes e seus familiares

 


Ana Luisi

Fonte: Unimed Poços