Voltar

Unimed Poços investe em melhorias do Centro Cirúrgico

Unimed Poços investe em melhorias do Centro Cirúrgico

Objetivo é ampliar a segurança e a qualidade de atendimento aos beneficiários

Unimed Poços investe em melhorias do Centro Cirúrgico

Objetivo é ampliar a segurança e a qualidade de atendimento aos beneficiários

4 Abril 2019

Inaugurado em 2002, o Hospital da Unimed Poços é uma referência na região e, nestes 17 anos, tem investido continuamente na capacitação de sua equipe multidisciplinar, em infraestrutura e processos. Os mais recentes investimentos foram realizados no Centro Cirúrgico. De janeiro até agora, foram substituídos o sistema de ar condicionado por outro mais moderno, que atende as salas de forma independente, e a iluminação, por lâmpadas de LED. Estas melhorias somam-se a outras já existentes, como, por exemplo, o uso de manta térmica, o intensificador de imagens, os carrinhos de anestesia de última geração, monitores multiparamétricos em todas as salas e sistema informatizado de todos os equipamentos e materiais usados nas cirurgias, permitindo a conferência e rastreabilidade. O Centro Cirúrgico do Hospital Unimed Poços também possui dois grandes diferenciais, presentes em poucas instituições de saúde do país:  o Phlebo Press, aparelho de compressão pneumática para prevenção de trombose durante cirurgias de grande duração, e o BIS, monitor cerebral que permite à equipe de anestesia acompanhar a evolução e profundidade da anestesia, impactando também na segurança do paciente.

“Hoje, realizamos em média, cerca de 430 a 450 cirurgias/mês, de pequena, média e alta complexidade”, destaca o médico José Júlio Balducci, diretor do Hospital.  “Temos quatro salas cirúrgicas, preparadas para atender todos os tipos de procedimentos, e uma especial para exames e pequenas cirurgias. Além disto, atuamos com base no Protocolo de Cirurgia Segura, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Este Protocolo tem o objetivo de reduzir/eliminar a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos, no local correto e no paciente correto, por meio do uso da Lista de Verificação, que permite a checagem de todas as etapas da cirurgia, desde a internação à alta do paciente, passando pelo pré e pós operatório”.

Os inúmeros benefícios são percebidos pelos beneficiários. Há pouco tempo, Ricardo César de Bom, beneficiário da Unimed, teve que passar por um procedimento que exigia internação e, como nunca tinha sido hospitalizado, ficou muito preocupado. “Mas tive uma grata surpresa: a atenção e o atendimento de excelência que recebi em todos os momentos excederam as minhas expectativas e também as da minha esposa”, contou Ricardo. “Fui extremamente bem recebido em todos os setores, desde a Recepção, e sempre informado. Fui para o Centro Cirúrgico preocupado com o procedimento, mas todos que me receberam lá foram muito gentis e educados, apresentando-se pelo nome e dizendo que estavam ali para me ajudar, o que me tranquilizou. Só tenho elogios. A Unimed Poços está de parabéns e espero que continuem com este processo de melhoria contínua”.

 

Sobre o Hospital Unimed Poços

O Hospital da Unimed Poços de Caldas possui uma área construída de oito mil metros quadrados. É referência regional pela qualidade de atendimento ao beneficiário e possui uma estrutura completa para a realização de cirurgias de baixa, média e alta complexidade e internação clínica. Certificado pela ONA Plena, o Hospital faz parte da Rede Sentinela de Hospitais.

 

O Hospital dispõe de:

  • Pronto Atendimento 24 horas;
  • Centro Cirúrgico completo;
  • UTI com 8 leitos, sendo 1 de isolamento;
  • 53 apartamentos;
  • Moderna Central de Material de Esterilização, formado por um Sterrad NX, autoclaves e lavadora ultrassônica;
  • Centro de Diagnóstico Laboratorial e de Imagem;
  • Distribuição de medicamentos com tecnologia e doses individualizadas;
  • Lavanderia de alto padrão;
  • Sistema de Gerenciamento de Risco considerado modelo;
  • Agência Transfusional; 
  • Centro de Oncologia, recém inaugurado.
  • Programa de Cuidados Paliativos realizado por equipe multidisciplinar.

Uma das salas do Centro Cirúrgico

Protocolo de Cirurgia Segura: segurança e tranquilidade para pacientes e equipe multidisciplinar

Ricardo de Bom, beneficiário: "A Unimed Poços está de parabéns e espero que continuem com este processo de melhoria contínua”.

Parte da equipe de Enfermagem do Centro Cirúrgico


Ana Maria Luisi