Voltar

Ações alertam sobre o câncer de próstata

Ações alertam sobre o câncer de próstata

Eventos foram direcionados aos beneficiários, comunidade e colaboradores

Ações alertam sobre o câncer de próstata

Eventos foram direcionados aos beneficiários, comunidade e colaboradores

30 Novembro 2018

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens - atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Prevê-se que, em 2019, cerca de 68 mil homens podem ser diagnosticados com este tipo de câncer no Brasil – um risco estimado de 66,12 novos casos a cada 100 mil homens. “E o diagnóstico precoce, por meio da realização de exame físico e do nível do hormônio PSA( feito a partir da coleta de sangue) é a melhor forma de garantir o sucesso do tratamento”, destaca o médico Celso Scafi, urologista da Unimed Poços.

Mas a maior dificuldade ainda é convencer os homens a realizar os exames por causa do preconceito. Visando conscientizá-los sobre a importância do diagnóstico precoce, a Unimed Poços, por meio do Programa Viver Bem, promoveu, no dia 19 de novembro, ações como parte da programação do Novembro Azul. Para os colaboradores foi realizada uma Roda de Conversa com o médico Celso Scafi e, para os beneficiários e a comunidade, foi montada, no hall da sede, uma mesa com alimentos “bons” e “ruins”, para mostrar a importância da alimentação saudável não só na prevenção do câncer de próstata, mas também de outras doenças do homem. Durante todo o dia, a nutricionista do Programa Viver Bem tirou dúvidas e orientou as pessoas que passaram pelo local.

“Nosso objetivo foi contribuir para quebrar o paradigma de que apenas a mulher faz exames periódicos e se preocupa com a saúde”, destacou Tânia Maran Magalhães, diretora de Controle da Unimed Poços. “Se conseguirmos mudar esta cultura, com certeza daremos uma grande contribuição à saúde do homem”.

Entre as muitas pessoas que passaram por lá estava Carlos Gervásio. “Todos os anos eu faço os exames”, contou Carlos. “Acho muito importante investir na prevenção, pois evitamos correr um risco maior”.

Os colaboradores gostaram do bate-papo com o urologista. “É sempre bom ter este tipo de palestra com especialista para nos informarmos sobre temas tão importantes como este”, disse João Paulo, do setor de Cadastro da Unimed Poços.

Mesa com alimentos mostrou a importância da alimentação adequada na prevenção de doenças

O médico Celso Scafi fez palestra sobre o câncer de próstata para os colaboradores


Ana Maria Luisi

Fonte: Unimed Poços