Voltar

Unimed Poços promove palestra sobre hemocomponentes

Unimed Poços promove palestra sobre hemocomponentes

Direcionada a equipe do Hospital, além de convidados da área de saúde de outras instituições, o evento teve como tema Diretrizes para Indicação de Hemocomponentes

Unimed Poços promove palestra sobre hemocomponentes

Direcionada a equipe do Hospital, além de convidados da área de saúde de outras instituições, o evento teve como tema Diretrizes para Indicação de Hemocomponentes

5 Julho 2019

A transfusão de sangue e de hemocomponentes é uma terapia relevante na medicina moderna, contribuindo para salvar vidas e melhorar a saúde dos pacientes. Mas como toda intervenção, pode levar a complicações agudas ou tardias, por isto, deve ser usada apenas em caso de necessidade. Para falar sobre as Diretrizes para Indicação de Hemocomponentes, o Hospital da Unimed Poços promoveu, no dia 3 de julho, palestra com a médica Cibele Angélica de Souza Spina, coordenadora e gerente Técnica da unidade de Poços de Caldas da Fundação Hemominas. Participaram médicos cooperados, equipe de enfermagem e multidisciplinar do Hospital da Unimed Poços, além de convidados da área de saúde de outras instituições. Na oportunidade, Marlene Santos, gerente de Recursos Próprios, aproveitou para falar sobre o plano estratégico e os principais resultados do Hospital no ano de 2018.

O evento foi aberto pelo médico José Júlio Balducci, diretor de Recursos Próprios e do Hospital, que reforçou a importância desta iniciativa. “Nosso objetivo é otimizar o uso de sangue e hemocomponentes visando ampliar a qualidade da nossa assistência e, consequentemente, a segurança do paciente”, disse.

Cibele agradeceu à Unimed Poços por abrir as portas para falar com tantos profissionais que utilizam hemocomponentes, não só no Hospital da Cooperativa como no da Santa Casa. “Isto é muito importante, pois a hemoterapia é praticamente nova na medicina e todos os anos temos muitas novidades”, lembrou a médica. “A maioria de nós, médicos, que formamos há 10 ou 20 anos, não estudou esta matéria no currículo base, a não ser aqueles que se especializaram na área. É muito importante lembrar que o sangue é um órgão e para transfundi-lo existem diretrizes que devemos respeitar, não só para a segurança do paciente quanto do próprio procedimento”.

Cibele também falou sobre como funciona a Fundação Hemominas e as mudanças que estão sendo implementadas na forma de atuação da instituição.

A palestra fez parte do Programa de Educação Continuada da equipe do Hospital Unimed Poços e foi promovida por meio do Comitê Transfusional.

O médico Júlio Balducci abriu o evento, destacando a importância para ampliar a qualidade de atendimento aos beneficiários

Marlene falou sobre os resultados do Hospital em 2018

A médica Cibele falou sobre a transfusão de sangue e hemocomponentes e a Fundação Hemominas

 

 


Ana Maria Luisi

Fonte: Unimed Poços