Voltar

Visita virtual aproxima familiares e pacientes

Visita virtual aproxima familiares e pacientes

Iniciativa foi implantada há um mês, humanizando o atendimento aos pacientes

Visita virtual aproxima familiares e pacientes

Iniciativa foi implantada há um mês, humanizando o atendimento aos pacientes

27 Agosto 2020

A presença da família é importante e influi no emocional, impactando na saúde física de pacientes internados em hospitais. Mas com as alterações na rotina de visitas, visando garantir maior segurança no ambiente hospitalar nestes tempos de pandemia, os pacientes não têm a oportunidade de receber visitas, em especial aqueles que estão na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e/ou com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. Com o objetivo de aproximar pacientes e suas famílias, o Hospital Unimed Poços implantou a Televisita, realizada por meio vídeochamada, através de um tablet. “Os pacientes da UTI estão desfrutando com maior frequência das televisitas, por estarem impossibilitados de recebê-las presencialmente. Mas esse serviço também se faz presente para os pacientes das alas, com menor frequência, pois os mesmos, em sua maioria, têm livre acesso ao uso da tecnologia, que os permite usar seus próprios aparelhos. Além do contato familiar, a Televista tem facilitado o contato dos pacientes e familiares com padres e pastores, possibilitando o recebimento de conforto espiritual em um momento, muitas vezes, angustiante”, explica Larissa França, da área de Assistência Psicológica do Hospital, que coordena e acompanha a iniciativa. “Para viabilizar a Televisita, combinamos com o familiar o horário, geralmente no horário normal de visita à UTI, orientamos sobre o aplicativo utilizado e, no hora determinada, levamos o tablet até o paciente”.

Segundo o médico José Júlio Balducci, diretor do Hospital Unimed Poços, a iniciativa faz parte do programa de humanização do atendimento do Hospital e foi implantada há cerca de um mês, com excelentes resultados. “Temos recebido um retorno muito positivo das famílias e dos pacientes”, destaca o diretor.

“Conseguir ver e conversar com o meu marido foi muito bom e nos deu maior tranquilidade”, conta Rosmary Queiroz, que utilizou a ferramenta quando o marido Edilson estava internado na UTI. “Além de mim, minha sobrinha e minha sogra também falaram com ele. Como minha sogra não mora com a gente, combinei com o Hospital e, na data e hora acertada fui até à sua casa, para que ela também tivesse a oportunidade de conversar com o filho. Foi muito reconfortante para todos nós”.

 

Hospital Unimed Poços e a Covid-19

Desde o início da pandemia, o Hospital Unimed Poços implantou uma série de ações para garantir segurança e proteção aos seus pacientes, colaboradores e cooperados durante o atendimento e internação, coordenadas pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia do hospital. Foram criados novos fluxos de atendimento, com equipes distintas e muito bem treinadas, seguindo as normas mais rígidas de segurança; elaboração de documentos para alinhar os procedimentos, como medidas preventivas de controle de infecção relacionadas à Covid-19 e de manejo clínico, para padronização do atendimento ao paciente com agilidade e qualidade, e reforço do serviço de higienização, com produtos e EPIs que atendem às exigências legais e já eram utilizados pela Unimed Poços antes da pandemia. Também foram adotados controles rigorosos de acesso à sede e ao hospital, como a obrigatoriedade do uso de máscara, desde  a entrada nas guaritas, e medição da temperatura, além do distanciamento físico e restrições de visitas às alas e à UTI, entre outras ações.


Ana Luisi

Fonte: Unimed Poços