Integridade Corporativa


Sobre o Programa de Integridade Corporativa

Desde o início de suas operações, em 1991, a Unimed preza pelo respeito e cuidado com seus clientes, colaboradores, cooperados e demais parceiros. No intuito de potencializar ainda mais nossa marca, e com objetivo de assegurar a efetividade de uma Governança Corporativa transparente, com equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa implantou o Programa de Integridade, se mostrando ciente de sua responsabilidade com a sustentabilidade dos negócios e equilíbrio no ambiente corporativo.
O Programa de Integridade refere-se a um Programa de Compliance com pilares específicos para prevenção, detecção e remediação dos atos lesivos previstos na lei 12.846/2013 e no art. 41 do Decreto nº 11.129/2022 que definiu-se, no âmbito de uma pessoa jurídica, no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo a denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva  de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira.
 
Temos como ponto primordial a atuação da alta administração com seu total apoio, as melhores práticas aplicadas em conformidade com o Código de Conduta Unimed, aplicado a todos cooperados, colaboradores, conselheiros, dirigentes e terceiros.
A área de compliance da Unimed Poços de Caldas fica responsável pela aplicação e fiscalização, das leis, das normas e em especial a integridade e valores preservados pela cooperativa, garantindo o cumprimento e a reputação organizacional.
O Canal de Integridade é uma forma de ampliar nosso comprometimento com a transparência e a integridade. Essa ferramenta sigilosa e imparcial está disponível para os públicos externo e interno da Unimed Poços de Caldas.
Os registros de relatos, sugestões e dúvidas podem ser realizados por meio de site. Não é necessário se identificar, sendo garantido o anonimato do declarante/denunciante caso o mesmo se identifique.
 
Caso haja má fé na realização da denúncia, o denunciante estará sujeito à responsabilização civil e penal. Caso a má fé seja comprovada e reconhecida na esfera judicial, a proteção da identidade poderá ser retirada.
 
Atenção:

O Canal de Integridade não deve ser utilizado para dúvidas, reclamações, sugestões ou críticas relacionadas aos produtos e serviços fornecidos. Nesses casos, você deve entrar em contato com nosso setor de relacionamento com o cliente pelo número (35) 3729-3300 – opção 1.
 
Ainda está com dúvidas sobre seu Relato – Clique aqui e leia nosso Código de Conduta

Como funciona o processo após o relato? 
Após a realização do relato, o Comitê analisa as informações e promove as investigações internas, quando necessário, e efetua as tratativas mediante leis, regimentos e normativas vigentes.

Fluxo de Atendimento do Canal de Integridade