SOU - Saúde Ocupacional Unimed

SOU - Saúde Ocupacional Unimed

16 Agosto 2016

 

 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) - NR-5 

  • Realização do treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ou do designado*  conforme determinação da NR-5;
  • Realização do treinamento para a confecção do Mapa de Riscos;
  • Fornecimento do material didático e certificados de conclusão para a empresa e o empregado.

* Conforme redação do item 5.6.4 da NR-5, todas as empresas regidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) devem ter ao menos 1 (um) empregado treinado para ser o designado da CIPA.

 

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - NR-7

Objetiva melhorar a condição de saúde dos funcionários da empresa e é obrigatório para as organizações regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conforme norma Regulamentadora nº 7. O programa varia de acordo com a necessidade da organização, englobando exames médicos admissionais, demissionais, periódicos, retorno ao trabalho e mudança de função.

Obs: Caso seja necessária a realização de exames complementares (raio X, audiometria etc.), a Unimed colocará sua rede credenciada à disposição para Saúde Ocupacional. Os custos dos testes cobrados na modalidade "custo operacional", de acordo com a tabela TUSS e CH vigente, que serão acrescidos de taxa administrativa.

 

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - NR-9 

Visa preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores por meio de levantamento dos riscos nos locais de trabalho para sugestão de medidas de controle. O programa é obrigatório, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 9.

 

Laudo de Insalubridade - NR-15

Prestação de serviços de avaliações ambientais para elaboração do Laudo Técnico Pericial para determinação da existência ou não da insalubridade, conforme NR-15.

Obs: Em caso de necessidade de avaliações toxicológicas quantitativas, o custo será cobrado à parte.

 

Laudo de Periculosidade - NR-16

Prestação de serviços de avaliações ambientais para elaboração do Laudo Técnico Pericial para determinação da existência ou não da periculosidade, conforme preceitua a NR-16.

 

Avaliação Ergonômica– NR-17

Elaboração de relatório técnico, conforme determina a Norma Regulamentadora nº 17, compreendendo:

  • Levantamento, transporte e descarga individual de materiais;
  • Mobiliário dos postos de trabalho;
  • Equipamentos dos postos de trabalho;
  • Condições ambientais de trabalho;
  • Organização do trabalho.

 

Programa das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) - NR-18

Preparação de Programa das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, conforme a NR-18, por profissional legalmente habilitado.

 

Programa de Gerenciamento de Risco da Indústria Mineradora (PGR) – NR -22

Criação do Programa de Gerenciamento de Risco da Indústria Mineradora (PGR), conforme estipula a NR-22, por profissional legalmente habilitado.

 

Estruturação de serviços ambulatoriais para prestação de serviços médicos e de enfermagem na empresa

Equipe devidamente qualificada realiza a implantação de serviços médicos e de enfermagem na empresa, com controle e gerenciamento de informações por meio de moderno sistema de gestão online.

 

Serviços de assistência técnica pericial em demandas trabalhistas e previdenciárias

Assessoria técnica na prestação de serviços periciais decorrentes de demandas trabalhistas ou previdenciárias contra a empresa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Ana Maria Luisi

Fonte: Manual do SOU da Unimed Brasil