Voltar

Saúde dos olhos x leitura em movimento

Saúde dos olhos x leitura em movimento

Saúde dos olhos x leitura em movimento

21 Janeiro 2019

 

Muita gente aproveita o tempo de deslocamento até em casa, estudos ou trabalho para colocar a leitura em dia, principalmente no transporte público.

Essa rotina pode ser prejudicial à visão. Conversamos com a oftalmologista, Dra. Ginaine Bazzi Longo sobre o assunto:


Unimed PG - Ler em movimento (transporte público, viagens etc.) traz algum risco para a visão? Quais?

Dra. Ginaine - Não, mas não é recomendável. Quando não há boa estabilidade de leitura, os olhos tentam compensar para atingir focalização o que pode ocasionar fadiga ocular, cefaléia, dor nos olhos.

 

Unimed PG - Ler em dispositivos móveis (tablet, celular) é pior do que um livro ou jornal físico, por exemplo?

Dra. Ginaine - A luz azul violeta presente nos dispositivos eletrônicos de tela podem, a longo prazo, resultar em risco aumentado para DMRI (degeneração macular relacionada à idade) e catarata, mas ela é muito menos agressiva do que a luz solar .

 

Unimed PG - Só o fato de dar uma olhadinha no celular (mensagens, whatsApp etc.) já pode causar algum impacto na visão?

Dra. Ginaine - O ideal seria limitar a exposição( que é diária) à luz azul.

 

Unimed PG - Ao longo do tempo, esse hábito pode trazer consequências mais graves?

Dra. Ginaine - Em excesso sim. Risco aumentado de DMRI, uma vez que as células da mácula não se regeneram, a luz azul pode acelerar o dano à essas células, podendo levar à perda gradual da visão.

 

Unimed PG - Qual a orientação para o pessoal que gosta de ler nessas "horas vagas"?

Dra. Ginaine - Evitar ler em movimento, devido ao risco de ocasionar fadiga ocular, dor de cabeça, dor nos olhos, náuseas e vômitos. Ao utilizar aparelhos eletrônicos com tel, limitar o tempo de uso devido ao risco aumentado de degeneração das células da mácula. Caso a limitação do tempo aos aparelhos seja impossível, seria bom a utilização de óculos com filtro para a luz azul já disponíveis no mercado. E, independente se a leitura for em papel ou em equipamentos eletrônicos de tela, criar o hábito de piscar bastante e umedecer os ambientes para manter adequada lubrificação dos olhos e uma leitura confortável.

 

 

 


Liziana Freitas

Fonte: Unimed PG