Voltar

Evento online discute como será o mercado de trabalho após a pandemia

Evento online discute como será o mercado de trabalho após a pandemia

Unimed PG promoveu encontro virtual com Marcelo Nóbrega, voltado aos profissionais de recursos humanos.

Evento online discute como será o mercado de trabalho após a pandemia

Unimed PG promoveu encontro virtual com Marcelo Nóbrega, voltado aos profissionais de recursos humanos.

25 Novembro 2020

A Unimed Ponta Grossa promoveu, na última semana, o Encontro Conexão RH, voltado a profissionais de gestão de pessoas. O intuito foi trazer conteúdo e promover reflexões, incentivar o networking e a troca de experiências dentro das diferentes realidades corporativas.

O convidado foi o Marcelo Nóbrega, considerado o RH mais influente da América Latina e também é Top Voice do Linkedin, com mais de 30 anos de experiência, sendo 20 deles na área de Gestão de Pessoas, e autor do livro Você está contratado!.

Com o tema “O mercado de trabalho pós-pandemia”, Nóbrega abordou a evolução das ocupações, redesenho das empresas, novos perfis de consumo, mudanças de comportamento e novos modelos de negócio.

“Muitas coisas que não precisávamos ter dentro das empresas antes, mas não desapegávamos, agora teremos que desapegar. O desenho das empresas vai mudar brutalmente. Então muita coisa vai acontecer para os recursos humanos. Redesenho organizacional. Cultura corporativa, posicionamento da liderança”, analisou Nóbrega.

 

Profissional do futuro

Nóbrega também abordou as discussões em torno das profissões do futuro e as competências que serão exigidas dos profissionais a partir da mudança de cenário.

“Se nós já tivéssemos ideia de como serão as habilidades do futuro, elas já não seriam do futuro, a gente já as entenderia e elas já estariam sendo dominadas. A gente precisa ter versatilidade, adaptabilidade, curiosidade e apetite a risco. Para construir versatilidade e adaptabilidade, é preciso ter curiosidade e apetite a risco. E aí é uma questão de atitude, não de competência. Com isso, você vai experimentando, acertado e errando e vai alimentado esse apetite, aumentando testes, experimentações e ousadia. E com erros, falhas e quedas, você vai aumentando a sua resiliência. Pra mim, é essa a maneira de se construir o profissional do futuro”.

 

Experiência

A cooperativa realiza um evento dessa natureza todos os anos, mas, em 2020, devido à pandemia, o formato foi adaptado para o ambiente online.

“Desde 2014, a gente realiza esse evento e, esse ano, ficamos tristes em pensar que talvez não pudéssemos realizar. Mas nós adaptamos e conseguimos estar juntos à distância. E pudemos desconstruir entendimentos para inspirações e reflexões sobre como vai ser daqui pra frente nossa realidade como profissionais e gestores”, comentou Glória Martins, gerente de Mercado.


Para Sonia Maria Povas, supervisora de RH da Fundação ABC, Nóbrega trouxe o tema de forma simples, abrangente e com alguns possíveis direcionamentos. “Acredito que algumas coisas vieram para ficar. A pandemia antecipou tendências previstas a médio prazo e agora não tem mais volta, como, por exemplo, o home office. Descobrimos como são produtivas as reuniões on line, as lojas virtuais.  E, para sobrevivermos, precisamos nos reinventar diariamente e fazer a diferença”.

Já para Eliane Andreani, coordenadora de gestão de Pessoas da cooperativa Capal, driblar receios será a chave para o mercado após a pandemia. “Deverá ser totalmente baseado em reinvenções, seja em gestão, comportamentos ou operações. É preciso atentar-se ao ‘novo’, permitir que a retomada ou o recomeço após a pandemia não seja um sacrifício, mas sim um aprendizado ao qual devemos nos adequar a várias formas de atuar, seja no trabalho ou nos nossos lares”.


Liziana Freitas

Fonte: Unimed Ponta Grossa