Voltar

HGU aplica técnica moderna em correção de escoliose

HGU aplica técnica moderna em correção de escoliose

Cirurgia realizada em adolescente permite maior correção da deformidade da coluna.

HGU aplica técnica moderna em correção de escoliose

Cirurgia realizada em adolescente permite maior correção da deformidade da coluna.

26 Maio 2021

 

Na última semana, o Hospital Geral Unimed (HGU) realizou uma cirurgia para correção de deformidade em um adolescente de 15 anos, que apresentava quadro grave de escoliose idiopática do adolescente (EIA).

É normal a coluna vertebral apresentar certo grau de curvatura. No caso da escoliose, a coluna apresenta curvaturas anormais e, na EIA, a curvatura se apresenta superior a 10 graus. A deformidade pode afetar o alinhamento do corpo e o equilíbrio.

A cirurgia de correção já é consolidada na ortopedia. Mas, de acordo com o ortopedista Dr. Francisco Caldeira, o diferencial do procedimento realizado no HGU contou com um aprimoramento na técnica cirúrgica, com a utilização de implante que permite a correção da deformidade sem necessidade de imobilização pós-cirúrgica no paciente.

“O diferencial desta cirurgia foi a utilização de material de implante de última geração com um poder de correção maior das deformidades, com maior simplicidade e segurança. Foi feita a correção por meio de cirurgia aberta e colocação de implantes metálicos. Toda cirurgia é realizada com monitorização neurológica, oferecendo segurança ao procedimento em eventuais complicações”, explica o médico.

Após a colocação desses implantes, são feitas manobras de correção da deformidade para resultar no alinhamento da coluna, acarretando no desaparecimento da escoliose aparente.

O procedimento durou cerca de seis horas e contou com a presença do Dr. Luis Eduardo Munhoz da Rocha, ortopedista Pediátrico e cirurgião de coluna renomado nacional e internacionalmente; dos ortopedistas Dr. Francisco Henrique Caldeira e Dr. Cláudio Mattos; do anestesista Dr. Cesar Bandeira; do neurocirurgião Dr. Romero de Castro Vieira; além das equipes de enfermagem do centro cirúrgico do HGU.

 


Liziana Freitas

Fonte: Unimed Ponta Grossa/Hospital Geral Unimed