Voltar

HGU suspende cirurgias eletivas

HGU suspende cirurgias eletivas

Medida segue recomendação da ANS para liberação de leitos para possíveis casos confirmados de coronavírus.

HGU suspende cirurgias eletivas

Medida segue recomendação da ANS para liberação de leitos para possíveis casos confirmados de coronavírus.

18 Março 2020

A Unimed Ponta Grossa informa que suspendeu o agendamento de cirurgias eletivas a partir desta quarta-feira (18/03). Os procedimentos agendados a partir da próxima segunda-feira (23/03) serão, temporariamente, cancelados.

A decisão tem caráter de contingência e foi tomada a partir da recomendação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aos hospitais privados, “a fim de liberar leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus, bem como evitar que pessoas saudáveis frequentem unidades de saúde e possam vir a se contaminar”.

Dentro do plano de contingência do HGU também foram reduzidos os horários de visita a pacientes internados. Para as enfermarias e apartamentos, fica autorizado apenas um visitante (10:30 às 12:00); o mesmo vale para a Unidade de Terapia Intensiva Adulto (11:00 às 11:30). As visitas à UTI neopediátrica ficam restritas somente aos pais da criança (14:30 às 16:00). NO caso das pessoas acima de 60 anos que estejam internadas, será permitido somente um acompanhante. A recomendação da instituição é para que, neste momento, idosos e crianças não façam visitas, nem circulem sem necessidade pelo ambiente hospitalar.

Os procedimentos de urgência e emergência continuarão sendo realizados. Os beneficiários que tinham cirurgias agendadas nesse período, poderão revalidar as guias de autorização após a retomada dos agendamentos, que será comunicado assim que a situação for normalizada.

Desde o anúncio dos primeiros casos suspeitos de covid-19 em Ponta Grossa, o HGU tem trabalhado em um plano de contingência. Além de fluxo de atendimento especial para os pacientes com sintomas respiratórios mais graves, o hospital tem revisado, diariamente, protocolos, políticas e diretrizes com o objetivo de minimizar riscos para pacientes e profissionais de saúde.

A cooperativa médica também cancelou o Curso de Gestantes, que aconteceria em 23 e 25 de março; a palestra Vida Leve, que seria realizada em 26 de março; e o Encontro de Cuidadores, agendado para abril.

 


QUANDO BUSCAR O PRONTO ATENDIMENTO

O Hospital Geral Unimed está seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Sendo assim, as orientações são:


Sintomas respiratórios leves (coriza, tosse seca, febre baixa): isolamento domiciliar
 

Sintomas respiratórios do quadro gripa agravados (falta de ar, dificuldade para respirar, febre acima de 37,8°C): procurar o pronto atendimento


Liziana Freitas

Fonte: Unimed PG/HGU