Voltar

Testes sorológicos de Covid no Lab

Testes sorológicos de Covid no Lab

Exames são validados pela Fiocruz e Einstein e podem ser feitos em qualquer uma das unidades

Testes sorológicos de Covid no Lab

Exames são validados pela Fiocruz e Einstein e podem ser feitos em qualquer uma das unidades

28 Maio 2020

 

A rede de Laboratórios Unimed incluiu no portfólio de exames, os testes sorológicos para detecção do novo coronavírus (Covid-19), validados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

O laboratório realiza, neste momento, três tipos de testes sorológicos: teste rápido imunocromatográfico (IgM e IgG), com resultado no mesmo dia; sorologia por ELISA (IgA e IgG), resultado após três dias úteis; e sorologia por quimioluminescência (IgM e IgG), resultado após três dias úteis.

Os testes são feitos a partir da amostra de sangue do paciente e verificam a resposta imunológica do organismo com relação ao vírus, ou seja, se a pessoa já teve exposição prévia ao novo coronavírus, a partir da detecção de anticorpos. “Se o teste detectar os anticorpos específicos no organismo do indivíduo, então significa que, em algum momento, houve exposição ao novo coronavírus”, explica Fernanda Razouk, coordenadora do laboratório.

O intuito da cooperativa é contribuir com a possibilidade de testar mais pacientes na região. Segundo Fernanda, “como são exames que auxiliam no diagnóstico da Covid-19, ao dispormos desses testes, é possível oportunizar que mais pessoas sejam testadas, que mais casos sejam detectados ou descartados e, consequentemente, contribua de alguma forma com o achatamento da curva de disseminação do vírus”.

A coordenadora alerta para que a população siga as orientações e indicações médicas na realização do exame. “Os testes de sorologia dependem de uma janela imunológica, que é o período entre a infecção e o início da formação de anticorpos no organismo. Se o paciente realizar o teste fora do período indicado, é possível apresentar um resultado falso negativo. Desta forma, é preferível a realização dos testes mediante solicitação médica”.

O paciente poderá fazer a coleta da amostra de sangue em qualquer uma das unidades do Laboratório Unimed, apenas em caráter particular, mediante a apresentação de documento com foto. Não é necessário jejum e nem agendamento.

 

 

 

 

 

 

 


Liziana Freitas

Fonte: Unimed PG/Laboratório Unimed