Voltar

Unimed PG inicia projeto de pesquisa de clima com grupo focal colaborativo

Unimed PG inicia projeto de pesquisa de clima com grupo focal colaborativo

Unimed PG inicia projeto de pesquisa de clima com grupo focal colaborativo

24 Novembro 2020

 

A área de Gestão de Pessoas da Unimed Ponta Grossa iniciou um novo projeto para pesquisa de clima organizacional na cooperativa.

O objetivo é compreender melhor como a cultura organizacional está impactando o ambiente de trabalho e, a partir deste diagnóstico, traçar planos de ação para melhoria contínua do clima dentro da cooperativa.

Para que esse processo seja mais assertivo e permita melhores tomadas de decisão, a área de Gestão de Pessoas estruturou o projeto para um formato colaborativo.

De acordo com Pedro Viriato, gerente da área, “os colaboradores são os clientes dos recursos humanos e, antes de lançar algo a eles, como uma pesquisa de clima, nós precisamos conhecer e entender o que eles esperam disso”.

A primeira etapa aconteceu nesta segunda (20/11), com um grupo focal conduzido em parceria com a RZ Consultoria. Alguns colaboradores de diversas áreas, tanto da operadora quanto dos serviços próprios, estiveram reunidos para uma dinâmica e uma conversa, em que puderam expor experiências, pontos fracos e fortes e compartilhar a realidade das rotinas para contribuir com o direcionamento das próximas etapas do projeto.

A próxima etapa será a construção do formulário. A pesquisa está prevista para ser aplicada no primeiro trimestre de 2021. Até lá, a intenção da Gestão de Pessoas é realizar mais encontros para alinhamentos e fomentação do processo colaborativo.

Além do nível de satisfação interno, a pesquisa também poderá contribuir na identificação do nível de engajamento dentro da cooperativa.


Liziana Freitas

Fonte: Unimed Ponta Grossa