Para você que é fumante temos uma boa notícia! A Unimed Ponta Grossa desenvolveu um programa de acompanhamento para auxiliar a parar de fumar.

Mesmo sabendo que fumar não é um hábito saudável, muitas pessoas não conseguem parar. Isso acontece porque o fumante fica dependente da nicotina e, por isso, nem sempre a vontade própria é suficiente para obter sucesso.

O Programa Respirar é voltado a todos os beneficiários Unimed Ponta Grossa que desejam abandonar o vício. Tem duração de três meses, com acompanhamento multidisciplinar por profissionais da psicologia, enfermagem, nutrição, educação física e medicina. A participação pode ser voluntária, por encaminhamento médico ou decorrente da participação de outro programa da atenção à saúde.


Clique aqui e baixe a cartilha sobre Tabagismo


 

 

 

CRITÉRIOS DE INCLUSÃO

A inclusão e a alta no Programa Respirar serão analisadas pela equipe de saúde do Atenção à Saúde, que faz o acompanhamento do paciente. Terão como parâmetro os objetivos e critérios de inclusão no programa e cada caso será avaliado individualmente pela equipe.

Para autoindicação:
- ter mais de 18 anos
- residir na área de abrangência do programa
- possuir capacidade e independência para atividades básicas do cotidiano
- consentimento/adesão do beneficiário ao programa e de nele permanecer desde que atenda aos pré-requisitos anteriormente citados


CRITÉRIOS DE ALTA

Término, com êxito, do tratamento proposto.

 

CRITÉRIOS DE DESLIGAMENTO

O beneficiário (titular ou dependente) é livre para solicitar a saída do programa quando desejar. Basta entrar em contato com a equipe de Atenção à Saúde e assinar o Termo de Desligamento. 

O beneficiário também deixará de fazer parte do programa nos seguintes casos:
- quando não for mais beneficiário da Unimed Ponta Grossa ou quando houver inadimplência
- falta de adesão ao tratamento por descumprimento de orientação terapêutica e social
- apresentar três faltas consecutivas sem justificativa
- quando não forem cumpridas as orientações e condições estabelecidas no Termo de Aceite de Participação, que deve ser assinado pelo beneficiário na adesão

 

(Publicado em 28 de junho de 2018)

O QUE É PRECISO PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA?

A participação no Programa Respirar pode ser voluntária, por encaminhamento médico ou por encaminhamento de outro programa do Atenção à Saúde.

Os encontros são quinzenais e em grupos, com duração aproximada de 90 minutos, em que são feitas atividades vivenciais e levantamento de informações sobre os aspectos que dificultam a mudança de hábitos e comportamentos, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento individual e do próprio grupo.

Os grupos são abertos, heterogêneos (sexo e idade), com número mínimo de cinco e máximo de 20 participantes, com duração de três meses e intervalo de um mês entre os grupos. A equipe multidisciplinar que conduz os encontros é formada por médico, farmacêutico, psicólogo, nutricionista, enfermeiro e educador físico.

Os medicamentos serão prescritos pelo médico incluso no Programa (após avaliação clínica), e a entrega será controlada pela equipe do Atenção à Saúde, conforme frequência e adesão do beneficiário.