Baseada na mesma filosofia de união, igualdade, democracia e associativismo, já pregados em antigas sociedades, surgia em 7 de junho de 1978, uma entidade que, além de oferecer maior acesso à saúde, iria se destacar como empresa que cumpre inúmeros papéis sociais na região onde atua. Vinte e oito médicos estruturaram a terceira Unimed do Paraná que, aos poucos, foi ganhando espaço e se consolidando como a maior operadora de saúde não apenas de Ponta Grossa, mas de toda região dos Campos Gerais.

A inauguração do Hospital Geral Unimed, em 2007, foi uma das maiores conquistas da Unimed Ponta Grossa e o primeiro passo na verticalização de recursos próprios. Na sequência, vieram o centro de diagnóstico por imagem CDU (Centro de Diagnóstico Unimed) e a unidade de terapia intensiva adulto. Em 2016, a implantação da unidade de Hemodinâmica possibilitou ao HGU se tornar um hospital de alta complexidade cirúrgica. Os investimentos em serviços próprios continuaram avançando e, em 2017, a cooperativa ponta-grossense inaugurou o primeiro laboratório próprio de análises clínicas, que hoje conta com oito unidades. Em 2018, os serviços próprios foram ampliados com a inauguração da UTI neopediátrica e, em 2019, o HGU ganhou a Torre II, importante passo para ampliação física da unidade hospitalar. 


Assim, a instituição criada para viabilizar a atividade econômica dos cooperados consolidou uma posição de destaque como operadora de planos de saúde, exercendo os papéis de empregadora, prestadora de serviços e agente social na comunidade. Com os olhos voltados para o futuro da medicina e da saúde, a Unimed Ponta Grossa continua a missão com a certeza de que continuará cumprindo relevantes serviços econômicos e sociais à região.