Acompanhamento de Crônicos
O programa Acompanhamento de Crônicos foi desenvolvido para atender aos beneficiários portadores de doenças crônicas (sem limitações funcionais), envolvendo ações de promoção e prevenção à saúde e ao tratamento de doenças e de redução de fatores de risco.
O objetivo do programa é acompanhar os fatores de risco e a evolução clínica dos beneficiários portadores de doenças crônicas, buscando controlar a doença e minimizar complicações para evitar, assim, desfechos graves.
Composição da Equipe Multidisciplinar do Programa: Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional
Atividades disponíveis:
- Avaliação individual de enfermagem;
- Avaliação individual de nutrição;
- Avaliação individual de fisioterapia;
- Avaliação individual de terapia ocupacional;
- Atividade física funcional: Prática de atividade física orientada e acompanhada pela fisioterapeuta disponibilizadas de duas a três vezes por semana de acordo com a avaliação individual realizada pela fisioterapeuta. Val Vale ressaltar a participação no Grupo de Atividade Física Funcional está vinculada à liberação do médico assistente do paciente por meio de atestado.
- Grupo de reeducação alimentar: Desenvolvido mensalmente tendo como objetivo abordar questões objetivando sensibilizar os pacientes para que possam fazer boas escolhas alimentares, visando à saúde e à melhoria da alimentação dos mesmos. Durante o grupo de reeducação alimentar, serão mensurados os dados dos beneficiários como peso e circunferência abdominal.
- Grupo de estimulação cognitiva: Têm por objetivo estimular a capacidade cognitiva produtiva/funcional bem como o auto cuidado, criatividade e socialização.
Atividade Educativa: O programa conta com um ciclo de 12 palestras e/ou oficinas educativas que acontecem mensalmente. - Atividade Educativa Grupo de Diabéticos: Tem como objetivo o desenvolvimento de atividades para pacientes com diagnóstico de diabetes, estimulando a reflexão sobre as possíveis complicações e o autocuidado. Participe do nosso grupo de atenção ao diabético e saiba mais sobre a doença.
- Glicemia de jejum: Mensalmente todos os pacientes inscritos têm disponível a realização de glicemia capilar de jejum.
Público alvo
O público-alvo do programa Acompanhamento de Crônicos são os beneficiários Unimed Pontal do Triângulo, portadores de doenças crônicas, dentre elas:
- Hipertensão arterial;
- Diabetes mellitus;
- Insuficiência cardíaca e coronariana.
Ainda, o programa visa atender aos beneficiários com:
- Antecedentes ou história atual de:
- Infarto;
- Acidente vascular cerebral/encefálico;
- Dislipidemia;
- Obesidade;
- Alzheimer;
- Parkinson.
- Alto custo persistente (relacionado a doenças crônicas);
- Índice elevado de utilização (consultas, exames, internações dentre outras).