A Unimed Rondônia nasceu da iniciativa de um grupo de 29 médicos do Estado de Rondônia, em sua maioria residente em Porto Velho, que inspirados pela experiência positiva de cooperativismo médico ocorrida em outras cidades, reuniram-se no auditório do Hospital de Base “Dr. Ary Pinheiro”, no dia 9 de dezembro de 1983, para constituir a primeira Cooperativa de Trabalho Médico do Estado.

Em dezembro de 1993, aos 10 anos de existência, após ter funcionado em salas cedidas e imóveis alugados (Edifício Rio Madeira, no Centro e Rua Herbert de Azevedo, na Olaria), foi inaugurada a sede própria da Unimed, à Rua Tenreiro Aranha.

No ano em curso a atual Diretoria adotou diversas ações de saneamento financeiro, profissionalização e modernização da Cooperativa, acompanhadas da implementação do Programa de Educação Cooperativista, cujo objetivo maior é tornar real a proposta de economia solidária que o cooperativismo apregoa.

Em 1997, houve a inauguração do Hospital Unimed, na Av. Rio Madeira, que, atualmente, é o maior hospital privado local, tendo pronto-socorro com múltiplas especialidades.

Em 2001, a Cooperativa inaugurou a atual Sede Administrativa, situada na Av. Carlos Gomes. Nesse ano, também foi criado o programa Unimed Cidadã, para promover mais educação, cidadania e melhores condições de vida a pessoas de baixa renda.

No ano de 2012, o Hospital Unimed passou por modernização e ampliação. Foram construídos três novos andares, aumentando o número de leitos.

Seguindo o processo evolutivo, em 2015, é inaugurado o Centro de Assistência à Saúde, CIAS, na Av. Carlos Gomes, com atendimento eletivo, auxiliando para reduzir o fluxo do Hospital Unimed. A ideia deu certo e em 2017 foi inaugurada a segunda unidade do CIAS, ao lado do Hospital Unimed.

Dando continuidade à evolução, aos 35 anos, a Unimed Rondônia passou a se chamar Unimed Porto Velho. O nome "Unimed Rondônia" foi sugerido inicialmente, devido ser a pioneira do estado, no entanto, com o passar do tempo, outras Unimeds foram surgindo em Rondônia, surgindo a necessidade de adequação do nome à realidade de atendimento, portanto, Porto Velho e região. A mudança de nome não interferiu no atendimento e prestação de serviço.