Voltar

Unimed Porto Velho promove mais uma edição do Café com Jurídico

Unimed Porto Velho promove mais uma edição do Café com Jurídico

Unimed Porto Velho promove mais uma edição do Café com Jurídico

7 Agosto 2019

A gestão responsável de dados médicos e sigilosos dos pacientes pautaram mais uma série de encontros do “Café com Jurídico”, promovido pela Assessoria Jurídica da Unimed Porto Velho junto aos seus profissionais colaboradores.

 

Nos dias 24 e 25 de julho, no Hospital da Unimed, os advogados da assessoria jurídica da Cooperativa, Iara Carolina Morsch Passos e Edson Bernardo Andrade Reis Neto, comandaram o bate-papo, onde foram esclarecidas dúvidas e compartilhadas experiências.

 

Inicialmente Iara Carolina fez uma viagem no tempo, da transição do modelo hospital de efeitos nocivos, no qual reinava a desordem, para o modelo hospital+medicina, a exemplo dos hospitais militares e marítimos, cuja maior e melhor tecnologia utilizada passou a ser a disciplina.

 

“O novo modelo de hospital com controle de multiplicidades, majoração dos efeitos úteis das atividades e vigilância perpétua e constante dos indivíduos fez surgir os documentos médicos, a partir das anotações sobre a vigilância do paciente, da doença e do espaço em que se encontrava”, explica a assessora jurídica.

 

De acordo com o novo Código de Ética Médica em seu art.87, parágrafo 2º, o prontuário deve estar sob a guarda do médico ou da instituição que assiste o paciente. Assim, a equipe multidisciplinar envolvida com os cuidados com o paciente terá acesso ao prontuário, mas deverá mantê-lo em estrito sigilo, até mesmo de funcionários que não estejam ligados ao atendimento direto do paciente.

 

A palestra de Edson Bernardo foi mais técnica e específica, falou sobre sigilo, confidencialidade e as implicações éticas e jurídicas. Ele destacou o Termo de Confidencialidade já assinado por todos os colaboradores no último Café com Jurídico e esclarecidas todas as implicações decorrentes do descumprimento do dever de sigilo pelos funcionários.

 

“Foi imensamente prazeroso o contato direto com os funcionários do hospital, capacitar a equipe multidisciplinar, ouvi-los em suas dúvidas, e corresponder ao ideal de segurança negocial almejado pela Diretoria da Unimed Porto Velho é para mim um momento de plenitude”, afirmou Iara Carolina.

 

Clique aqui e confira algumas imagens.