Voltar

Unimed Porto Velho realiza segunda edição da Jornada de Segurança do Paciente

Unimed Porto Velho realiza segunda edição da Jornada de Segurança do Paciente

Unimed Porto Velho realiza segunda edição da Jornada de Segurança do Paciente

25 Setembro 2019

Procedimentos básicos que podem evitar eventos adversos no tratamento do paciente. Este é o principal objetivo do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Sabendo da importância desse assunto, o Hospital Unimed Porto Velho realizou a segunda edição da Jornada de Segurança do Paciente.

A cerimônia de abertura foi no dia 19 e contou com uma palestra de Leonardo Oliveira Leitão, especialista em saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. O assunto abordado foi a necessidade de mudança de comportamento e conscientização dos profissionais sobre a segurança do paciente. O Coral de Libras da FIMCA, composto por acadêmicos de Enfermagem, abrilhantaram a noite com uma apresentação musical.

O auge da jornada foi a exposição no Porto Velho Shopping, no dia 20. Cada grupo, formado por profissionais do Hospital Unimed, se dedicou à uma meta de segurança do paciente. Cada equipe preparou atividades lúdicas e materiais que demonstram como os protocolos são aplicados dentro da unidade hospitalar.

Para Robson Jorge Bezerra, presidente da Unimed Porto Velho, ampliar o evento para o shopping foi bem interessante. “Nossa jornada tomou uma proporção maior, ampliamos nosso alcance, assim, a população em geral teve acesso a informações relevantes sobre cuidados com paciente, que vai além do cuidado do profissional, pois um familiar também deve saber como proceder”, declara o presidente.

O diretor administrativo da Unimed Porto Velho, Saleh Mahmoud Abdul Razzak, conta sobre o início do projeto. “Fernando Máximo, médico cooperado e atual secretário de saúde do estado de Rondônia, coordenou o início do Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital Unimed. É um projeto que existe no Brasil e estamos implementando em nossa unidade hospitalar. Ano passado fizemos a primeira jornada no Hospital e foi um sucesso, este ano decidimos trazer para um local maior e mais uma vez foi um sucesso”, revela o diretor.

Para Leonardo Leitão, que veio de Brasília a convite da Unimed Porto Velho, esse tipo de evento é de grande importância pela visibilidade que se tem.  “Este em específico que a Unimed Porto Velho está fazendo no shopping, onde tem a circulação muito grande de pessoas. A visibilidade é maior e mostra exatamente o que o Hospital está preocupado em dar, qualidade e segurança ao seu usuário”, afirma. Ele lembra, também, que eventos como este deveriam acontecer com mais frequência. “Segurança do paciente não passa somente por quem trabalha no hospital, como também pelo próprio usuário do sistema de saúde”, conclui.

“Foi fantástica a movimentação, todos envolvidos, a população interessada em saber mais sobre os protocolos de segurança do paciente e funcionamento do nosso hospital”, declara Rached Mohamoud Ali, diretor técnico do Hospital Unimed.

José Armir da Costa, coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente e Gestão de Riscos do Hospital Unimed, explica que atitudes simples como a higienização das mãos fazem a diferença no resultado do tratamento do paciente. “Quando for tocar no paciente, dar um medicamento, as mãos devem estar limpas, pois isso pode evitar uma infecção ou proliferação de uma bactéria, por exemplo”, ilustra José Armir.

Os estandes contaram com o profissionalismo e criatividade dos colaboradores do Hospital Unimed. Os grupos apresentaram os protocolos, com linguagem acessível e lúdica. “Eu adorei tudo, fui muito bem atendida e foi divertido aprender também. Quero mais eventos como este aqui no shopping”, afirma a dona de casa, Catarina Santos, 64 anos, que passou pelo atendimento inicial com aferição de pressão, exame de glicemia capilar e bioimpedância.

Já a estudante, Kathlaine Karla Lima, 16 anos, ficou encantada conhecendo sobre o funcionamento do hospital e os protocolos de segurança do paciente. “Pretendo fazer medicina e esta exposição só fez crescer mais a vontade de realizar este sonho”, revela.

A exposição não foi somente para adultos, a criançada também participou. A pequena Valentina, 4 anos, visitou os estandes e se divertiu aprendendo sobre a higienização das mãos. A mãe, Cristina Gonçalves, 32 anos, conta que não imaginava que um simples passeio ao shopping seria tão interessante. “Decidi vir ao shopping passear com minha filha e me deparo com toda esta organização da Unimed, eu amei, a Valentina se divertiu e aprendeu muito e eu também”, afirma.

“Este é um trabalho de conscientização, nós estamos trabalhando isso, não vamos parar, é um trabalho que será cada vez mais aprimorado, aperfeiçoado, sobre a importância da segurança do paciente, ano que vem tem mais”, finaliza Saleh Razzak.

 

Confira as galerias de fotos.

19|setembro

20|setembro