Uma iniciativa da Unimed do Brasil, em parceria com a Faculdade Unimed e o Sescoop Nacional.

 

A RN 452/20 é uma resolução normativa da ANS (Agência Nacional de Saúde) que regulamenta a certificação das operadoras de planos privados de saúde que foi emitida pela ANS no final de março de 2020 em substituição à RN 277/11.

 

Essa nova Resolução Normativa envolve quatro aspectos: gestão da organização, gestão da rede de provedores, gestão da saúde e experiência do beneficiário, cobrindo 21 requisitos e 168 itens de verificação. Essas dimensões envolvem toda a operação de uma Operadora de Plano de Saúde destacasse a dimensão da gestão organizacional, que incentiva a adoção de boas práticas de gestão, e visa trazer maior sustentabilidade e qualidade na prestação dos serviços aos beneficiários.

 

A Capacitação das Cooperativas conforme preconizado na Norma RN 452/2020, pode proporcioná-las a pleitear incentivos, como a bonificação correspondente ao nível atingido no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS do Programa de Qualificação Operadoras.

 

O Programa está fundamentado pela Resolução Normativa 452 da ANS, que tem o objetivo de incentivar boas práticas na gestão da organização, na gestão da saúde, para qualificar os serviços prestados pelas Cooperativas de planos de saúde, proporcionando uma melhor experiência aos beneficiários. 

 

O Qualifica ocorrerá em duas frentes simultâneas, integradas e complementares:

 

 

A pós-graduação Lato Sensu em Práticas de Gestão em Cooperativas de Saúde é baseada na Norma RN 452 e Se propõe a realizar a qualificação das equipes gerenciais administrativa e assistencial na metodologia da Norma, proporcionando condições teóricas para o desenvolvimento e implantação propostos na Instrução prática assistida. O curso possui carga horária de 360 horas e será ministrado na modalidade a distância, contemplando momentos de análises, estudos e outros momentos interativos via web, por meio de uma plataforma educacional que oferece ferramentas facilitadoras do aprendizado.

 

A Instrução prática assistida consolidará todo aprendizado difundido no curso de Pós-graduação. Sua aplicação será essencial para o alcance da efetividade da implementação dos métodos gerenciais transmitidos no curso. Tem uma carga horária de 380 horas e ocorrerá em 12 etapas. Nesse formato, o instrutor será responsável por auxiliar a equipe na elaboração das atividades, dando suporte técnico a sua realização de forma remota.

 

As Unimeds que aderirem ao programa devem alcançar os seguintes resultados:

- 70% do total de alunos aprovados no curso

- 70% de atendimento em cada uma das dimensões da RN 452 

 

Nota: O não cumprimento da meta do Programa pode ocasionar a devolução dos valores, conforme cláusula contratual.

 

Uma parte do programa é subsidiada pelo Sescoop Nacional, desse modo, a Cooperativa deverá arcar com uma contrapartida de 30% do valor do projeto, além dos custos relacionados às visitas de instrução prática assistida, quando houver.

 

O Programa prevê a participação de 45 Cooperativas Singulares do Sistema Unimed.

Pessoas capacitadas: 450

 

O Programa destina-se aos profissionais graduados ou pós-graduados, os empregados que ocupam cargos relacionados aos processos centrais da Cooperativa.

 

Cooperativas Registradas na OCB e regulares com suas obrigações com a unidade estadual;

- Cooperativas adimplentes com a OCB e o SESCOOP

- Cooperativas que não se encontram em regime fiscal decretado pela ANS

- Cooperativas que aderiram e participam do PDGC

- Cooperativas adimplentes com a contribuição Confederativa da Unimed do Brasil

- Cooperativas adimplentes com a contribuição do FIU (Fundo Institucional Unimed)

 

As vagas serão oferecidas a todo o Sistema Unimed Nacional, as quais serão distribuídas preferencialmente observando-se o dimensionamento por:

  1. Regionalidade: atendimento às cinco regiões do país
  2. Ordem de inscrição
  3. Distribuição dos portes (priorizando 15 cooperativas de pequeno 15 de médio e 15 de grande porte)
  4. Avaliação da Elegibilidade de acordo com os critérios definidos. Caso exista alguma pendência a ser regularizada a Cooperativa terá o prazo de 07 dias para saná-las.

 

As Cooperativas interessadas deverão se inscrever por meio do botão abaixo: