PERGUNTAS FREQUENTES

 

O que são Cuidados Paliativos?

Cuidados paliativos são uma abordagem médica que visa oferecer cuidados para pacientes com doenças incuráveis. O objetivo é tratar os sintomas e garantir que o paciente não sofra sem necessidade.

 

Como ter acesso aos Cuidados Paliativos?

Podem ter acesso aos cuidados paliativos qualquer paciente que possua uma doença que não apresenta alterações significativas em decorrência dos tratamentos disponibilizados. Para isso, paciente ou familiar responsável poderá solicitar a adoção dessa abordagem em substituição do tratamento modificador da doença.

 

Quem se beneficia de Cuidados Paliativos?

Muitas pessoas confundem Cuidados Paliativos com cuidados de fim de vida, mas é algo muito mais amplo. Muita gente enfrenta tratamentos prolongados de doenças crônicas como doenças cardíacas, pulmonares, renais, câncer. E neste convívio com a doença, pacientes e familiares precisam de apoio para reduzir os seus sofrimentos e organizar melhor seus cuidados.

Todos os pacientes que apresentam uma doença ativa, progressiva e que ameace a continuidade da vida nas suas diferentes fases de evolução são elegíveis para o acompanhamento de uma equipe de Cuidados Paliativos.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que os pacientes tenham acesso a essa abordagem desde o diagnóstico de uma doença ameaçadora da vida.

 

Qual a diferença de Cuidados Paliativos e Cuidados Continuados?

Cuidados Paliativos representam apenas uma das modalidades de cuidados disponibilizadas pela Rede de Cuidados Continuados. A RCC é um amplo serviço de gerenciamento de atendimento de pacientes com doenças crônicas. Alguns desses pacientes podem evoluir para quadros incuráveis, estes pacientes podem optar por receber cuidados paliativos. Entretanto, a maioria dos pacientes da RCC não vai precisar fazer uso desse serviço.