Perguntas Frequentes RCC

 

O que é a RCC?

A Rede de Cuidados Continuados da Unimed Cuiabá é um sistema composto por todas as modalidades de atendimento (hospitalar, ambulatorial e domiciliar) conduzido por equipes capacitadas para lidar com as demandas físicas e/ou psicossociais apresentadas por cada paciente. Estas modalidades estão inseridas num sistema completo de atendimento em rede, com monitoramento, gerenciamento de risco, reabilitação de curto prazo e desospitalização moderna e segura.

 

Quem pode ser acompanhado pela RCC?

Serão acompanhados pacientes portadores de doenças graves e que necessitam de alta carga de cuidado como por exemplo: câncer, algumas doenças do coração, pulmão, fígado e rim, doenças neurológicas como demências, Parkinson, AVE (acidente vascular encefálico – derrame), dentre outras.

 

A família também faz parte da RCC?

Um grande diferencial da RCC é o suporte fornecido para os principais familiares e/ou cuidadores através de reuniões familiares, acompanhamento com psicólogos e treinamentos sobre os cuidados necessários.

 

Como ter acesso à RCC?

As equipes são treinadas para identificar pacientes com critérios para participar da RCC e farão os encaminhamentos necessários. Além disso, os médicos cooperados da Unimed Cuiabá também poderão encaminhar seus pacientes através da plataforma digital RES.

 

Quem faz parte da equipe da RCC?

Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro e um psicólogo. As equipes possuem reuniões semanais e todas utilizam o mesmo sistema para acompanhamento dos pacientes.

 

Como atuam os médicos da RCC?

Os médicos da Rede de Cuidados Continuados são capacitados para fazer um diagnóstico adequado e identificar as reais necessidades do paciente, podendo encaminhá-lo para a modalidade de atendimento mais adequada ao seu quadro clínico. Realizarão acompanhamento conjunto com o médico cooperado assistente.

 

Como são atendidos os pacientes na RCC?

Uma vez admitidos na RCC, os pacientes passam a ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar treinada que estará com eles em todas as fases da sua doença. Em caso de alteração nas demandas do paciente, as equipes da RCC serão as responsáveis por alternar as modalidades de atendimento de modo a propiciar ao paciente, o tratamento que seu quadro clínico mais necessita.