Introdução

O envelhecimento da população, associado ao aumento das doenças crônicas e o alto custo das novas tecnologias fazem com que a busca de ações estratégicas para a prevenção de doenças e a redução da utilização de tecnologias mais complexas e de maior custo seja fundamental. De acordo com estudo realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, a rede de saúde suplementar poderá entrar em colapso ainda na próxima década, devido ao baixo crescimento do número de novos beneficiários e ao elevado aumento do índice de utilização do plano, o maior nos últimos 12 anos.


Para evitar a inviabilidade econômica da saúde suplementar, é necessário que medidas para a reestruturação do setor sejam adotadas, com foco na redução e estabilização da saúde dos beneficiários, gerando assim a diminuição das taxas de utilização de serviços. O investimento em políticas de prevenção de fatores de risco para a saúde, o estímulo a hábitos de vida saudáveis e ao autocuidado são medidas importantes para o auxílio nesta diminuição.

Abrangência

Projeto desenvolvido pela Unimed Central de Serviços RS, tendo como abrangência a Unimed Região da Campanha.

População-alvo

Beneficiários das carteiras da Unimed Região da Campanha participantes, em contrato de pré-pagamento, portadores de condições crônicas de saúde, condizentes com as Linhas de Cuidados deste projeto.

Objetivo Geral

Auxiliar a Filiada no controle do agravo das condições crônicas de saúde existentes na população, por meio de estímulos com autocuidado orientado.

Comunicação aos Beneficiários

Os beneficiários participantes são comunicados através de carta, conforme modelo abaixo, e posteriormente serão abordados através de contato telefônico.

Carta de Monitoramentos de Crônicos

Deseja fazer parte do projeto? Faça sua inscrição logo abaixo:

A participação no programa é opcional e não gera nenhum custo, podendo também desistir a qualquer momento. Você cooperado também pode indicar beneficiários para aderirem ao projeto, pois o programa irá estimular o auto-cuidado a partir do próprio paciente, realizando educação em saúde, onde serão fornecidas informações, dicas e orientações sobre como enfrentar as doenças crônicas.

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.