Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

 

Quais os números de telefone em que posso contatar a Unimed Região da Fronteira/RS?

Central de Atendimento: (55) 3242 9800

Central de Relacionamento com Cliente 24 horas: (55) 3242 9800

Como procedo em caso de urgência?

Você deverá procurar o nosso Pronto Atendimento Unimed ou hospitais Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento, Nossa Senhora Auxiliadora de Rosário e Hospital de Caridade de Quaraí

Pronto Atendimento Unimed: Avenida Tamandaré, 2880

 

Estou sem o meu cartão Unimed. Como faço para consultar ou realizar exames?

Você deverá procurar a unidade da Unimed Região da Fronteira/RS e solicitar uma autorização de atendimento.

 

Como faço para alterar meu endereço de correspondência e demais alterações no meu contrato com a Unimed, como débito em conta ou alteração de vencimento?

O contratante do plano poderá solicitar a alteração de cadastro presencialmente, pelo nosso site ou por meio de formulário.

  • Presencialmente: Central de Relacionamento com Cliente

- Santana do Livramento: Avenida 24 de Maio, 1016

  • Formulário: solicite por meio do contato telefônico

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com Cliente.

 

Contratei um plano Unimed. Como faço para consultar com alguma especialidade específica?

Você deve acessar o Guia Médico online e buscar a especialidade desejada por meio do nosso site. Acesse: www.unimed.coop.br e na página inicial do site digite o código do cartão se você é cliente ou, se preferir, em um dos nossos escritórios.

O atendimento pode ser feito direto no consultório, com pre agendamento, com a apresentação da carteira.

Importante: Clientes que possuem a modalidade de plano referenciado devem agendar a especialidade de acordo com a sua cidade.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com Cliente.

 

Preciso autorizar meus exames previamente?

Sim, todos exames precisam ser autorizados previamente. A autorização pode ser feita nos consultórios no momento do atendimento ou em atendimento presencial na nossa sede administrativa ou escritórios regionais.

Exames especializados, procedimentos ambulatoriais e internações eletivas devem ser autorizadas previamente em nossa  sede administrativa, ou escritórios regionais, com autorização de nossa auditoria médica.

Exames de raio-X, ecografias, mamografia, ecografia com Dopller, curativos e eletrocardiograma não necessitam autorização prévia. Exames sofisticados, como teste do pezinho, tomografia, ressonância, ecocardiograma, densitometria óssea, biópsias, punções, precisam ser autorizados previamente.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com Cliente.

 

Em caso de perda, roubo ou extravio do Cartão Unimed, como posso adquirir a 2ª via?

Plano Empresarial: comunique o fato à sua empresa para que ela solicite uma  segunda via à Unimed ou dirija-se até a sede da Unimed.

 

Plano Familiar/Individual: solicite à Unimed pelo Portal do Cliente em nosso site,  pela Central de Relacionamento dirija-se até a sede da Unimed.

Importante: Em caso de roubo, o cliente poderá anexar o boletim de ocorrência para não gerar custo de um novo cartão. Nos casos de perda ou extravio do cartão, o valor cobrado será de R$10,00.

 

Meu médico só tem disponibilidade de consulta para daqui um mês. Como a Unimed pode me ajudar?

Se o médico escolhido não puder atendê-lo dentro do prazo desejado, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com Cliente pelo telefone (55) 3242 9800. Iremos ajudá-lo a agendar com outro médico da mesma especialidade dentro do prazo estabelecido pela ANS. Mas, se você fizer questão de ser atendido pelo médico da escolha, você dependerá da disponibilidade deste profissional.

 

Posso ter atendimento com qualquer médico e ser reembolsado pela Unimed?

Não. Você deve agendar seus atendimentos dentro da rede de médicos e prestadores da Unimed, de acordo com a área de cobertura do seu contrato (Regional, Estadual ou Nacional). Se você encontrar dificuldades de agendamento, entre em contrato com nossa Central de Relacionamento, que iremos orientá-lo.

 

Não recebi meu boleto para pagamento. Como devo proceder?

A segunda via do boleto poderá ser emitida no site da Unimed Região da Fronteira/RS Acesse: www.unimedfronteira.com.br . Você também pode ligar para a nossa Central de Relacionamento, que será orientado sobre o melhor caminho.

 

Qual a validade de uma autorização para realização de um procedimento/exame?

O prazo é de 60 dias. Após esse período, um novo pedido médico deverá ser solicitado ao seu médico assistente para ser novamente autorizado. 

 

Como devo proceder para que meu bebê recém-nascido tenha direito ao plano de saúde?

Você deve solicitar a inclusão do bebê em até 30 dias após seu nascimento para que ele não tenha que cumprir carências.

 

Como posso consultar o meu valor de coparticipação?

Pode consultar direto com nossa sede administrativa ou escritórios regionais ou, se preferir, ligue para a Central de Relacionamento pelo fone (55) 3242 9800. 

 

Quando ocorre reajuste das mensalidades do plano?

  • Planos Individuais ou Familiares: ocorre anualmente, na data de aniversário do contrato, mediante aplicação do percentual autorizado pela ANS.
  • Planos Coletivos - Empresariais ou por Adesão: ocorre anualmente, na data de aniversário do contrato; neste caso, o índice de reajuste será de acordo com a sinistralidade do seu plano, previamente acordado com a empresa contratante.

Importante: as mensalidades também podem sofrer enquadramento etário caso o titular ou um dos seus dependentes mude de faixa etária.

 

Cartão Nacional de Saúde, por que tenho que me cadastrar?

Porque cada cidadão terá um cartão, com numeração única em âmbito nacional, para identificá-lo ao dar entrada nos serviços de saúde, suplementar (planos de saúde/convênios) ou SUS – hospitais, laboratórios de exames complementares, Unidades/Serviços de Saúde.

Importante: mantenha sempre seus dados cadastrais atualizados. Assim, poderemos mantê-lo em dia com as principais informações sobre o seu plano de saúde.

 

O que significa atendimento intercâmbio?

Atendimento intercâmbio significa atendimento fora da sua área de ação contratada na sua Unimed. Por exemplo, se você possui plano com a Unimed Região da Fronteira/RS e você for consultar fora das cidades da nossa área de ação, por exemplo, Porto Alegre, o seu atendimento será via intercâmbio.

 

O que significa Sistema Unimed?

Hoje, o sistema Unimed é composto por 348 cooperativas Médicas em todo território nacional e são 114 mil médicos cooperados, 18 milhões de beneficiários, 2.719 hospitais credenciados e 113 hospitais próprios. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, que prestam assistência para milhões de clientes em todo país. Fonte: Unimed do Brasil.

A Unimed Região da Fronteira/RS disponibiliza vacinas?

A Farmácia Unimed RF, disponibiliza vacinas sob encomendas e mediante apresentação de prescrição médica.