Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma inciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.


Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)


Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.


Nova metodologia: IDSS - TISS
 

O uso do Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) como fonte de dados para o processamento dos indicadores do IDSS, a partir do ano-base 2018, marcou nova etapa do Programa, possibilitando a ampliação do escopo e permitindo a introdução de novos indicadores e de ajustes de outros. Dessa forma, a nova metodologia do IDSS – TISS apresenta indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto a seus aspectos assistenciais.

Fonte: ANS

Desta forma o IDSS é calculado com base nos dados obtidos nos sistemas de informações da ANS ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde. O IDSS avalia cada operadora com notas que variam de zero a um, por meio de um conjunto de indicadores, agrupados em quatro dimensões. São elas:

  • Qualidade em Atenção à Saúde
  • Garantia de Acesso
  • Sustentabilidade no Mercado
  • Gestão de Processo e Regulação

 

 

Abaixo você confere o desempenho da Unimed Região da Fronteira 2019 (Ano-base 2018):

 

 

Abaixo você confere o desempenho da Unimed Região da Fronteira 2018 (Ano-base 2017):

Fonte: ANS - http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans