Voltar

SCIH promove ação em alusão ao Dia Mundial da Sepse

SCIH promove ação em alusão ao Dia Mundial da Sepse

Dia 13 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Sepse

SCIH promove ação em alusão ao Dia Mundial da Sepse

Dia 13 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Sepse

15 Setembro 2021

Dia 13 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Sepse. Para relembrar o assunto, o Hospital Unimed Regional Jaú, por meio do SCIH - Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, promoveu uma ação educativa, utilizando caça-palavras, tags e bottons. Sabendo da relevância do assunto, também foram disponibilizados na intranet materiais informativos do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) para consulta.

A coordenadora da SCIH, Telma Mendes, conta que a ideia da ação surgiu com o objetivo de conscientizar e dar maior visibilidade à doença. “Percorremos as enfermarias, centro cirúrgico, Pronto Atendimento, UTI, explicando a ação, que consistia em encontrar os sinais de SIRS (Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica) e Disfunções Orgânicas para Triagem de Suspeita de Sepse no caça-palavras. As pessoas que responderam corretamente terão a chance de concorrer a uma linda cesta, que será sorteada no dia 15”.

De acordo com o ILAS, a Sepse conhecida como infecção generalizada ou ainda como septicemia, trata-se de uma resposta inadequada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Essa resposta inadequada pode levar ao mau funcionamento de um ou mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente. Essa infecção pode ser bacteriana, fúngica, viral, parasitária ou por protozoários. “Segundo informações do Instituto Americano da Sepse (ILAS), no Brasil ocorrem 240.000 de mortes por ano em virtude da sepse. O conhecimento é a melhor forma de prevenção, por isso, essas ações de sensibilização. A ideia é torna-los cada vez mais aptos a reconhecerem os sinais que originam a doença e oferecer o melhor tratamento para o paciente”, declara Telma.

 

 

 

 

 


Assessoria de Imprensa da Unimed Regional Jaú