PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE

Programa de Promoção à Saúde 1

GERENCIAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS

O atendimento é realizado em domicílio para orientação quanto à importância da realização regular das consultas médicas, orientação quanto à necessidade da realização de exames, uso adequado dos medicamentos, aprendizado no autocuidado, visando à melhoria da relação médico-paciente e a diminuição do risco de agravos das doenças crônicas.

Programa de Promoção à Saúde 2

GERENCIAMENTO DE MUITO IDOSOS

Todos os beneficiários acima de 80 anos da Unimed Regional Jaú, desde que concordem, recebem visitas regulares pela equipe de enfermagem, que monitora suas condições clínica e metabólica, utilização adequada dos medicamentos, reavaliação de carteira vacinal, controle de sinais vitais e orientação dos princípios da casa segura para minimizar quedas.

Programa de Promoção às Saúde 3

OSTEOPOROSE PÓS-MENOPÁUSICA

O Programa visa detectar, orientar e monitorar beneficiários portadores de osteoporoses pós-menopáusicas e também comorbidades crônico degenerativas, parâmetros clínico metabólico, avaliação do risco ambiental para quedas e orientação dos princípios da casa segura realizado por fisioterapeutas e/ou enfermeiros. Visando a educação continuada e abrangência de resultados é realizado o rastreamento entre os familiares para a prevenção adequada do câncer de colo de útero, próstata, mama e colón (orientação e estímulo para a realização dos exames).

Programa de Promoção à Saúde

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)

O programa é destinado aos Portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) estágios III e IV. Este programa é constituído pelos seguintes pontos fundamentais:
- Gerenciamento de outras condições clínicas, que pode trazer melhor qualidade de vida e recuperação clínica mais evidente.
- Se for o caso da utilização de medicamento tiotropio, este poderá ser adquirido por preços inferiores ao de mercado, desde que o paciente se inscreva no programa.
- Orientação nutricional para os pacientes muito emagrecidos.
- Programa de reabilitação pulmonar e muscular com supervisão de fisioterapeuta.

Programa de Promoção à Saúde 4

ENCONTRO DE CUIDADORES DE IDOSOS

O encontro é trimestral e dividido em quatro dias, ocorrendo aos sábados. Durante as aulas, os participantes aprendem com a equipe multidisciplinar do NAS noções básicas de cuidados, higiene, alimentação, mobilização e prevenção de acidentes, adaptações ambientais, alterações do envelhecimento, comunicação, cuidados com a medicação e com a fisioterapia, orientações sobre as doenças comuns ao envelhecermos, morte, prevenção e qualidade de vida, entre outros assuntos. A demanda é espontânea e aberta a toda a população.