Reciclar

PROJETO RECICLAR É VIVER

Realizado em parceria com a Associação dos Catadores de Papel de Jaú (ACAP) em que todo o lixo produzido pela cooperativa, exceto lixo orgânico, é encaminhado para reciclagem, o que contribui para a não poluição do meio ambiente. Mensalmente, são elaborados gráficos para comparação do envio dos lixos recicláveis à ACAP. O projeto tem como objetivo estimular colaboradores e médicos cooperados da Unimed Regional Jaú sobre o consumo consciente de materiais recicláveis e contribuir com a sustentabilidade da comunidade. Dentro do Projeto Reciclar é Viver foram distribuídas lixeiras para coleta seletiva (plástico e papel) e uma caneca para cada colaborador, a fim de reduzir o consumo de copo plástico dentro da cooperativa.

Resíduos

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

A Farmácia, o NAS-Núcleo de Atenção à Saúde  e o Laboratório possuem o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observando suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente. Trimestralmente um relatório é enviado a Vigilância Sanitária.

PROGRAMA C02 NEUTRO

PROGRAMA C02 NEUTRO

A Unimed Regional Jaú preenche anualmente a calculadora de emissões de CO2, que gera por meio de um software o inventário das emissões de GEE completo, de acordo com as normas ISO 14.064, IPCC 2006 e do GHG Protocol, que padronizam a mediação, corroborando para confiabilidade dos dados. O  Inventário Corporativo das Emissões de Gases de Efeito Estufa contribui para o combate à mudança do clima, pois determina a quantidade e a origem (fontes) das emissões a serem reduzidas. E é uma das obrigatoriedades para a participação no processo do selo de governança e sustentabilidade da Unimed do Brasil.

DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS

DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS

A Unimed instalou em sua Farmácia e na recepção do NAS- Núcleo de Atenção à Saúde, cartazes apontando o descarte correto de medicamentos vencidos, iniciativa que colaborada com a preservação do meio ambiente.

PLANTIO DE ÁRVORES

PLANTIO DE ÁRVORES

Para neutralizar as emissões de gases e em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a cooperativa por meio de seus colaboradores participou  do Projeto Bosques Urbanos. A ação consistiu no plantio de 150  mudas arbóreas de espécie nativa numa área verde localizada na Avenida Fernando de Lúcio, em Jaú. A ação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e alunos do curso de Administração do Cebrac Jaú.

Caneca

CAMPANHA ADOTE UMA CANECA

O projeto “Adote a Caneca” foi implantado para reduzir o descarte de copos plásticos na natureza e consequentemente, a diminuição de gastos.

LÂMPADA

PROGRAMA DE DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO, LÂMPADAS E PILHAS

A cooperativa tem o programa de descarte adequado de lâmpadas fluorescentes, pilhas e lixo eletrônico para cumprir a lei 12305, que determina que esses materiais sejam descartados de maneira ambientalmente correta e que entrem em processo de logística reversa. A iniciativa contempla o cuidado com a saúde humana e do meio ambiente, já que o descarte inadequado gera contato direto com mercúrio, um metal pesado e altamente tóxico.