Voltar

Cuidado Todo Dia, Saúde Sempre

Cuidado Todo Dia, Saúde Sempre

Cuidado Todo Dia, Saúde Sempre


 

 

A campanha “Cuidado Todo Dia, Saúde Sempre” tem início neste dia 06 de dezembro e visa sensibilização quanto à qualidade de vida, ressaltando medidas preventivas. Se faz necessário mudança de comportamento baseada na adoção de atitudes saudáveis, tais como alimentação equilibrada, realização de atividade física, controle do estresse, álcool e tabaco. Pesquisa Nacional de Saúde divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Saúde mostra que 57% dos brasileiros com mais de 18 anos estão acima do peso; 6,2% têm diabetes e 21,4%, hipertensão. Os que têm colesterol alto já somam 12,5% da população adulta. Verificado ainda que 24% ingerem álcool e 15% fumam.

 

O consumo inadequado de determinados tipos de alimentos ou ingredientes, como excesso de sal, açúcar e gorduras, e a inatividade física são fatores que podem levar à ocorrência de algumas doenças crônicas, como o diabetes, a hipertensão, entre outras.

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso. No mundo, um em cada três adultos não pratica atividade física suficiente. O recomendável é a prática de 30 minutos de atividade física diariamente, sendo ela qualquer movimento que você faça desde uma caminhada ou até mesmo um passeio com o seu cachorro.

 

O estresse atinge cerca de 90% da população geral, se dá através de um conjunto de sintomas físicos e psíquicos ocasionados por um evento específico, externo ou individuo. Suas causas são variadas, desde profissionais, até familiares. Para prevenir uma crise de estresse, é preciso saber dosar, com equilíbrio, as demandas de hoje, ou seja, compreender que para tudo há um limite de tempo e espaço seja no papel do individuo em casa ou no trabalho.

 

O álcool e cigarro são duas drogas que provocam diversos males para a saúde. O Brasil tem cerca de 30 milhões de fumantes, todos correndo riscos que o tabaco traz. O fumo causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares, o câncer e doenças respiratórias. Além de inúmeros acidentes de trânsitos e da violência associados a episódios de embriaguez, o consumo de álcool em longo prazo pode provocar um quadro de dependência conhecido como alcoolismo. A exposição à quantidade elevadas de álcool ocasiona, cirrose hepática, doenças cerebrovasculares, neoplasias de lábio, cavidade oral, faringe, esôfago e fígado e a gastrite.

 

Reflita e reveja seu comportamento. Adote sempre atitudes saudáveis!!