Voltar

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

A Unimed Regional Sul Goiás, em parceria com Caramuru Alimentos e Furnas Centrais Elétricas, celebrou o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada em 1988 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença, o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção contra a doença. Atualmente o Câncer representa a segunda causa de morte no Brasil e para mudar este cenário se faz necessário investir em ações e programas na luta contra a doença.

Pensando nisso a Unimed esteve nas dependências da Usina Hidroelétrica de Furnas em uma palestra ministrada por Paulo Edson Ricoldi, Enfermeiro responsável pelo setor de Medicina Preventiva da cooperativa, com o tema combate ao tabagismo. Segundo o palestrante o cigarro é o principal responsável por cerca de 40% dos casos de câncer e por cerca de 90 a 95% dos casos de câncer de pulmão. E por isso se faz imprescindível ações que venham combater esse hábito tão nocivo à saúde da população em geral.

Posteriormente a Unimed em parceria com o Laboratório Unimed esteve na Caramuru Alimentos a fim de conscientizar os homens com idade superior a 40 anos quanto à importância de consultas médicas anuais com o urologista no intuito de promover a detecção precoce do câncer de próstata que aumenta em 90% as chances de cura quando descoberto no estágio inicial. Ao final foram realizadas coletas de PSA para proceder à avaliação médica.

"Unimed, para combater o que faz mal é sempre bom cooperar com o que faz bem."