Voltar

Médicos participaram da Jornada Médica Unimed RSG 2018

Médicos participaram da Jornada Médica Unimed RSG 2018

Médicos participaram da Jornada Médica Unimed RSG 2018

1º Novembro 2018

Entre os dias 19 e 22 de outubro, a Unimed Regional Sul Goiás (Unimed RSG) promoveu a Jornada Médica Unimed 2018. O início da jornada aberta a todos os médicos cooperados e convidados e que marca as comemorações do Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, aconteceu no dia 19, no auditório da sede administrativa da cooperativa.

Na abertura, o diretor-presidente, Wender Barbosa de Freitas, cumprimentou e parabenizou os médicos presentes e falou sobre as conquistas da Unimed RSG em 2018 e projetos para 2019. Em seguida, o médico Carlos Alberto Lugarinho, auditor da Federação das Unimeds do Rio de Janeiro, ministrou a palestra “Diagnósticos impactantes na vida do paciente e familiares – Como abordar? Um desafio ao cuidado”.

A programação continuou no dia 20, no auditório da sede administrativa, com mesas-redondas para o debate de temas atuais em diversas especialidades médicas. Dente os assuntos abordados estavam a “Dor aguda, pós-operatório e modalidades terapêuticas”, “Abordagem do Politrauma” e “Ômega 3 para saúde? Vantagens e Desvantagens”. O grupo de palestrantes foi formado pelos médicos especialistas Márcio Matsumoto, Gutemberg Lavoisier da Cruz e Fábio Pessoa.

No encerramento da jornada, no dia 22, a Unimed RSG recebeu, no auditório do Sesc de Itumbiara (GO), o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, João Pedro Gebran Neto, e o juiz federal na Subseção Judiciária de Brusque (SC), Clênio Jair Schulze, para um debate sobre a “Judicialização da Saúde em uma discussão pluralista e suas novas perspectivas”. O evento, idealizado pelo Setor Jurídico da Unimed RSG, reuniu cerca de 130 convidados, incluindo dirigentes da cooperativa, médicos cooperados, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, colaboradores, operadores do Direito e membros da comunidade.

O público teve a oportunidade de ouvir as exposições e debater com os palestrantes os impactos sociais e econômicos da judicialização da saúde, um fenômeno cada vez mais comum e fomentado pela busca crescente de soluções de demandas na área da saúde diretamente no Poder Judiciário ou no Ministério Público. Os palestrantes apresentaram dados e debateram diversos temas que envolvem o setor da saúde e do direito, dentre eles, como enfrentar a judicialização de maneira adequada buscando a sustentabilidade dos sistemas de saúde no País.

Além da diretoria Executiva da Unimed RSG – diretores Wender Barbosa de Freitas, Eric Maia da Silva, Hélio Donizete Rezende e Cairo Bernardino Gomes e o conselheiro vogal Antônio Ricardo Cokely Ribeiro -, participaram do encontro a senadora Ione Borges Ribeiro Guimarães; a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed e Secretária de Saúde de Itumbiara, Maricel Borges Tavares Abdala; os representantes do Poder Judiciário, juízes Roberto Neiva Borges, Flávio Fiorentino de Oliveira e Guilherme Sarri Carreira; e a promotora de Justiça Ana Paula Sousa Fernandes; dentre outros convidados.

A Jornada Médica Unimed 2018 incluiu ainda mais uma edição do programa “Como vai sua saúde doutor?”, realizado pela Unimed RSG e que conta com ações voltadas para a saúde e bem-estar dos médicos. Com o objetivo de avaliar e monitorar a saúde dos cooperados, o programa incluiu o atendimento aos médicos para a aferição de pressão arterial, medidas antropométricas, verificação do cartão vacina, avalição percentual de gordura e exames laboratoriais. Os médicos também preencheram um Questionário de Saúde.

“Evento foi muito interessante, com temas com grande interesse prático abordados por profissionais altamente capacitados, com amplo domínio do tema exposto. Parabenizo toda equipe organizadora pela iniciativa.” – Dra. Manuhela Cintra de Freitas Márquez